loading

Crónica: Aflito Tondela consegue reviravolta e vence Moreirense

O Tondela operou hoje uma reviravolta, ao vencer por 2-1 em casa do Moreirense, em encontro da 24.ª jornada da I Liga em futebol, regressando às vitórias, que lhe fugiam há nove jogos.

Crónica: Aflito Tondela consegue reviravolta e vence Moreirense

Rafael Martins ainda deu vantagem ao Moreirense, aos 11 minutos, mas Nathan Júnior, de grande penalidade, fez o empate aos 25 e voltou a ser o avançado brasileiro dos vimaranenses a estar em evidência, mas pela negativa, ao fazer um autogolo, aos 61.

Com a conquista de três pontos - que não conseguia desde um 3-2 em Vila do Conde à 15.ª jornada -, o Tondela, ainda que permaneça como lanterna-vermelha da prova, mantém vivas as esperanças de manutenção, aproveitando também as derrotas de adversários diretos: o Boavista (2-1 com o Rio Ave) e a Académica (1-0 com o Marítimo).

Já o Moreirense soma três derrotas consecutivas, mas mais problemático do que isso é mesmo o facto de continuar a 'desperdiçar' os encontros caseiros, já que não vence no seu estádio desde dezembro, quando, à 14.ª jornada, venceu o Nacional por 2-0.

Adivinhava-se um jogo equilibrado e aberto entre duas equipas que precisam de pontos - uma como de pão para a boca, o Tondela, e outra para se tranquilizar na tabela classificativa, o Moreirense -, mas, mais do que isso, assistiu-se a um encontro intenso e emotivo.

Petit apresentou Cláudio Ramos, Lima, Tikito e Wagner como novidades no 'onze', enquanto Miguel Leal já pôde contar com o melhor marcador da equipa, Rafael Martins, que falhou o Dragão (derrota por 3-2) na última jornada por castigo.

Mas o avançado brasileiro fez o melhor e tudo de pior que havia para fazer na partida, ao apontar o golo que inaugurou o marcador aos 11 minutos, mas ao falhar uma grande penalidade (aos 36) e ao marcar na própria baliza (aos 61).

Primeiro, aos 10 minutos, Lima de fora da área ameaçou para grande defesa de Stefanovic. Seguiu-se o golo dos minhotos, aos 11, com Rafael Martins a aproveitar uma falha de Bruno Nascimento.

Iuri Medeiros, com um remate muito perigoso ao lado (17 minutos), e Wagner, com um 'tiro' por cima da baliza (19) também podiam ter feito golo.

O Tondela acabaria por empatar com uma grande penalidade convertida por Nathan Júnior, a punir falta de Danielson sobre Wagner (25 minutos).

E quase dez minutos depois, aos 34, o juiz portuense Rui Oliveira considerou que Cláudio Ramos derrubou Iuri na área, 'oferecendo' o segundo golo a Rafael Martins na conversão de uma grande penalidade, mas o brasileiro desperdiçou e o Tondela até podia ter aumentado antes do intervalo, já que Wagner atirou à trave (42).

Aos 61 minutos, na sequência de um livre de Nuno Santos, Rafael Martins fez um autogolo, que penalizava demasiado o Moreirense, formação que depois não conseguiu se recompor e deixou que os visitantes fossem gerindo a vantagem.

Murillo, aos 68, tentou um 'chapéu' ao guardião da casa, mas atirou ao lado e, aos 76, Boateng atirou para defesa de Cláudio Ramos, sucedendo-se lances desesperados dos vimaranenses e defesas mais com sorte do que jeito do Tondela, que conseguiu mesmo a reviravolta e três preciosos pontos para a luta na fuga à descida de divisão.

Programa da jornada

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2016
Nacional - Paços Ferreira, 3 - 0

Sábado, 27 de Fevereiro de 2016
Boavista - Rio Ave, 1 - 2
Arouca - Sp. Braga, 0 - 0
Estoril - V. Setúbal, 3 - 0

Domingo, 28 de Fevereiro de 2016
Marítimo - Académica, 1 - 0
Moreirense - Tondela, 1 - 2
Belenenses - FC Porto, 1 - 2

Segunda-feira, 29 de Fevereiro de 2016
Benfica - U. Madeira, 2 - 0
V. Guimarães - Sporting, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?