loading

Taça de Portugal: Treinador do Desp. Aves mantém ilusão de fazer história

O treinador do Desportivo das Aves, Fernando Valente, disse hoje manter a ilusão de surpreender o Sporting de Braga e garantir uma inédita qualificação da equipa da II Liga para as meias-finais da Taça de Portugal em futebol.

Taça de Portugal: Treinador do Desp. Aves mantém ilusão de fazer história

"Como diz o meu amigo Miguel Leal [treinador do Penafiel], um por cento [de favoritismo] por vezes chega e temos a ilusão de que podemos chegar a Braga e surpreender, para também podermos fazer história", disse Fernando Valente em conferência de imprensa.

Valente disse ainda que atingir os quartos de final da prova, igualando o melhor registo de sempre do clube na competição (o Aves atingiu esta fase por três vezes, a última em 2011/12, com Paulo Fonseca, atual treinador do FC Porto) é "um prémio que revela competência" e um desafio às capacidades de superação da equipa.

"Ter chegado a esta fase da prova já demonstra alguma competência. É verdade que este é um jogo de cariz diferente, em casa de um adversário forte, o que ainda é mais complicado, mas poderá ser um bom espetáculo", sublinhou.

Para Fernando Valente, o Aves, no sétimo lugar da II Liga, em condições de discutir os lugares de subida, tem como prioridade o campeonato, enquanto a Taça, acrescentou, é um "objetivo a que [os bracarenses] se estão a agarrar com unhas e dentes".

Sustentando esta ideia, admitiu que os pupilos de Jesualdo Ferreira "vão querer mostrar que o resultado da última jornada [derrota fora, por 2-1, com o Belenenses] não é normal e vão querer emendar essa imagem".

Segundo o técnico, "o mais importante é deixar uma imagem positiva, a imagem de uma equipa que sabe o que faz, personalizada, que procura jogar bem, consegue ter posse e que também sabe lidar com equipas de outra dimensão".

"Costumo dizer que só jogando contra os melhores é que podemos ver o ponto em que estamos e ver aquilo que temos para evoluir como equipa. E não há melhor adversário do que um clube [como o Sporting de Braga] bem orientado", considerou.

O técnico do Aves relativizou ainda a ausência por castigo do experiente defesa Jorge Ribeiro e desvalorizou também a sobrecarga de jogos das equipas da II Liga, por entender que "os jogadores existem é para jogar e só jogando podem mostrar e melhorar as suas competências".

Sporting de Braga e Desportivo das Aves vão discutir entre si a presença nas meias-finais da Taça de Portugal, numa eliminatória a disputar na quinta-feira, em Braga, às 21:00.

Programa da jornada

Quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2014
Penafiel - Benfica, 0 - 1
FC Porto - Estoril, 2 - 1

Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 2014
Rio Ave - Académica, 1 - 0
Sp. Braga - Desp. Aves, 3 - 1 a.p

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?