loading

LE/Final: Arena recebe Benfica, 13 anos após «bis» de Nuno Gomes

O Arena de Amesterdão, palco da final da Liga Europa de futebol, prepara-se para receber uma equipa portuguesa pela terceira vez, 13 anos após o triunfo que colocou Portugal nas meias-finais do Euro2000.

LE/Final: Arena recebe Benfica, 13 anos após «bis» de Nuno Gomes

Dez dias após a festa da conquista do 32.º título nacional do histórico Ajax, o reduto dos tricampeões holandeses vai acolher Benfica e Chelsea, naquela que será a segunda decisão europeia do estádio, depois da final da Liga dos Campeões de 1997/98, disputada entre Real Madrid e Juventus (1-0).

Os ''encarnados'' serão o terceiro conjunto luso a pisar o relvado da moderna estrutura em jogos oficiais, após FC Porto e seleção portuguesa ali terem jogado em 1998 e 2000, respetivamente.

Se o terreno holandês foi ''traiçoeiro'' para os portistas, que perderam frente ao Ajax (1-2), onde atuava o ex-internacional português Dani, numa partida da fase de grupos da Liga dos Campeões de 1998/99, o mesmo não se poderá dizer da equipa das ''quinas''.

O único encontro da seleção nacional naquele estádio teve lugar há quase 13 anos, no Euro2000, co-organizado por Holanda e Bélgica, quando o conjunto então orientado por Humberto Coelho defrontou a Turquia, nos quartos de final, e carimbou a passagem às ''meias'', graças a um “bis” de Nuno Gomes (2-0), assistido por Figo.

Além do Portugal-Turquia, também marcado por Vítor Baía, que defendeu uma grande penalidade, o Arena de Amesterdão, que tem capacidade para 53.052 espetadores, seria palco de mais quatro encontros do Euro2000, mas não da final, disputada em Roterdão, no reduto do Feyenoord.

Inaugurado em 1996, o Arena veio substituir o mítico estádio De Meer, casa do Ajax durante 62 anos e onde despontaram nomes como Rinus Michels, Johann Cruyff, Ruud Krol, Johan Neeskens, Frank Rijkaard, Marco van Basten, Dennis Bergkamp, Edwin van der Sar, Danny Blind ou Frank de Boer, entre muitos outros talentos holandeses.

Perante a crescente popularidade do clube, os 19.000 lugares do ''velhinho'' De Meer começaram a revelar-se insuficientes, obrigando inclusivamente o Ajax a disputar muitas das suas partidas internacionais no Estádio Olímpico de Amesterdão, onde, curiosamente, o Benfica venceu a sua segunda Taça dos Campeões Europeus, frente ao Real Madrid (5-3), em 1962.

O Arena de Amesterdão é, atualmente, um dos 16 estádios europeus que possuem cobertura amovível, sendo igualmente uma das estruturas com avaliação máxima por parte da UEFA.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?