loading

Adeptos sul-coreanos apoiavam Coreia do Norte contra Japão e China

Os adeptos de futebol na Coreia do Sul preferiam uma vitória da Coreia do Norte num jogo que a formação de Pyongyang fizesse contra o Japão ou contra a China, indica uma sondagem hoje divulgada.

Adeptos sul-coreanos apoiavam Coreia do Norte contra Japão e China

Apesar da tensão entre as duas Coreias, os adeptos de futebol no sul da península indicaram, na sondagem realizada pelo Instituto Asan de Estudos Políticos, que preferiam ver os rivais a vencer do que os aliados.

Entre 1.000 inquéritos, 71 % apoiavam a Coreia do Norte na partida enquanto 20,6 % disse apoiar o Japão, caso fosse este o adversário.

Já tendo como adversária a China, os adeptos da Coreia do Sul mantinham a preferência no apoio à seleção da Coreia do Norte, mas o apoio não seria tão forte já que apenas 54,8 % disse apoiar a formação de Pyongyang e 37,4 % a equipa da China.

A formação norte-coreana ficaria para segundo plano caso o jogo fosse disputado com os Estados Unidos, um aliado político e militar da Coreia do Sul.

Neste caso, 57,7 % dos adeptos de futebol sul-coreanos celebravam a vitória norte-americana e apenas 38,1 % iria festejar a vitória da Coreia do Norte.

Os resultados da sondagem surgem publicados no diário Joongang e são divulgados três semanas depois da Coreia do Norte lançar uma campanha de hostilidade face a Seul que incluiu ameaças de bombardeamento do território sul-coreano.

A inimizade política supera assim a história e as ligações entre as duas Coreias que partilham um passado, a mesma etnia, cultura, idioma e costumes.

No caso de um jogo contra o Japão, há ainda a considerar que as duas Coreias estiveram sob domínio japonês no início do século XX, o que leva à existência de um rancor popular sobre os japoneses.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?