loading

Paulo Bento pela primeira vez sem Ronaldo a sério, Portugal pela 11.ª

Paulo Bento orienta na terça-feira o primeiro jogo oficial sem Cristiano Ronaldo, no Azerbaijão, mas a seleção portuguesa de futebol até apresenta um saldo muito favorável nas poucas vezes em que não pôde contar com o “capitão”.

Paulo Bento pela primeira vez sem Ronaldo a sério, Portugal pela 11.ª

Ronaldo recebeu na sexta-feira em Israel (3-3) o segundo cartão amarelo no Grupo F europeu de qualificação para o Mundial de 2014 e vai falhar o confronto de Baku, apenas o 11.º jogo oficial de que se vê afastado desde que se estreou com a camisola da seleção, a 20 de agosto de 2003, com o Cazaquistão (vitória por 1-0).

A ausência do avançado do Real Madrid vai marcar a partida de terça-feira, até pela situação mais ou menos delicada em que se encontra Portugal na corrida à fase final do Mundial, mas a equipa lusa atém nem se tem dado mal com a sua ausência, tendo ganho seis jogos, empatado um e perdido apenas três.

O brasileiro Luiz Felipe Scolari, que promoveu a estreia internacional de Ronaldo, foi também o primeiro selecionador a ver-se privado do avançado, mas por opção técnica, poupando-o ao último jogo do grupo D do Mundial2006, com o México, que Portugal venceu por 2-1, com golos de Maniche e Simão Sabrosa.

Com a qualificação garantida matematicamente, após dois triunfos nos dois primeiros jogos, Scolari não quis correr o risco de ficar sem o goleador nos oitavos de final, pois Ronaldo já tinha visto um cartão amarelo.

O atual selecionador do Brasil voltou a ser feliz na segunda partida oficial sem o jogador do Real Madrid, por suspensão, impondo-se por 2-1 na Bélgica, em encontro de qualificação para o Europeu de 2008.

Scolari repetiu a “dose” na fase final do Euro2008. Com o apuramento já assegurado, Ronaldo não saiu do banco de suplentes no terceiro e último embate do Grupo A, com a anfitriã Suíça, mas dessa vez Portugal saiu mesmo derrotado, por 2-0.

Já sob a liderança de Carlos Queiroz, Ronaldo falhou as duas partidas com Malta na qualificação para o Mundial2010, ambas ultrapassadas com goleadas por 4-0, mas, pelo meio, fez falta na receção à Dinamarca, vencedora em Lisboa por 3-2.

A ausência de Ronaldo assumiu maior dramatismo no “play-off” de acesso à fase final do Campeonato do Mundo, devido a lesão, mas a equipa portuguesa acabou por marcar presença na África do Sul com duas vitórias tangenciais sobre a Bósnia-Herzegovina, ambos por 1-0, com golos do defesa Bruno Alves, na Luz, e do médio Raul Meireles, em Zenica.

Os últimos dois encontros oficiais que Ronaldo falhou também aconteceram por lesão, no arranque comprometedor da campanha de qualificação para o Europeu de 2012 (empate 4-4 com Chipre e derrota por 1-0 na Noruega).

Estes encontros marcaram o fim do ciclo de Carlos Queiroz, que falhou esses dois confrontos por estar suspenso pela federação, sendo substituído no banco por Agostinho Oliveira.

Paulo Bento pegou na equipa das “quinas” no jogo seguinte, estreando-se com um triunfo por 3-1 na receção à Dinamarca e nunca se tinha visto obrigado a apresentar um “onze” sem Ronaldo em partidas oficiais, o que acontecerá terça-feira, em Baku.

Jogos oficiais disputados por Portugal sem a participação de Cristiano Ronaldo, desde 20 de agosto de 2003:

21/06/06 México (N), 2-1 Gelsenkirchen (Ale) Mundial (FF)

02/06/07 Bélgica (F), 2-1 Bruxelas Europeu (qual.)

15/06/08 Suíça (N), 0-2 Basileia (Sui) Europeu (FF)

06/09/08 Malta (F), 4-0 La Valetta Mundial (qual)

10/09/08 Dinamarca (C), 2-3 Lisboa Mundial (qual)

14/10/09 Malta (C), 4-0 Guimarães Mundial (qual)

14/11/09 Bósnia-Herzegovina (C), 1-0 Lisboa Mundial (play-off)

18/11/09 Bósnia-Herzegovina (F), 1-0 Zenica Mundial (play-off)

03/09/10 Chipre (C), 4-4 Guimarães Europeu (qual.)

07/09/10 Noruega (F), 0-1 Oslo Europeu (qual.)

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?