loading

CAN 2013: Há um «tubarão» em Portugal à espera de ir à seleção cabo-verdiana

Ser convocado para a seleção é atualmente o sonho de muitos jovens futebolistas cabo-verdianos, especialmente de um que a milhares de quilómetros, na cidade portuguesa de Bragança, gostava de receber uma chamada diferente do selecionador Lúcio Antunes.

CAN 2013: Há um «tubarão» em Portugal à espera de ir à seleção cabo-verdiana

O filho Tiago estuda Gestão no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e marca golos na equipa sensação desta época no campeonato distrital, a Associação de Estudantes Africanos do IPB, que tomou de assalto a liderança.

Aos 20 anos, acredita que “não é tarde” e está “esperançoso de um dia lá chegar”, à seleção de Cabo Verde, conduzida pela pai Lúcio, que está a fazer sonhar os cabo verdianos espalhados pelo mundo, nomeadamente os cerca de 200 jovens que estudam em Bragança e festejaram nas ruas da cidade o apuramento para os quartos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2013).

O gosto pelo desporto “está no sangue” da família Antunes, desde o bisavô, contou Tiago, à Lusa.

“Temos uma família de desportistas e o meu pai adora desporto, pelo que ele pediu uma licença do trabalho (de controlador aéreo) para dedicar-se somente ao futebol e à seleção de Cabo Verde e a nossa família é isso: tem um gosto especial pelo desporto”, explicou.

O que mais custa ao jovem é estar longe e o que queria era estar junto do pai a “assistir a esta alegria” que lhe dá “muito, muito orgulho”.

Vive cada jogo com “muita emoção”. Liga ao pai antes e depois das partidas e afiançou que Lúcio “está sempre confiante”.

Mesmo na vitória frente a Angola, que garantiu a Cabo Verde a passagem aos quartos de final da CAN2013, o que parecia “impossível” a Tiago.

“Tive que ligar ao meu pai para ouvir as palavras dele e depois acreditar”, contou.

Tiago acredita que a seleção do Gana “é o adversário” que Cabo Verde desejava, no sábado, porque “quer a desforra” da derrota a uma bola do jogo de preparação que decorreu em Portugal.

O pai dá-lhe “dicas” desde pequeno e foi assim que o jovem apanhou o gosto pelo futebol, com o internacional português “Ronaldo fenómeno” como ídolo.

É a primeira vez que Cabo Verde participa numa fase final da mais importante competição africana.

O percurso da seleção está a mobilizar os cabo verdianos em todo o mundo.

“O povo está super unido. Um país pequeno, quase fora do mapa, (isto) é muto importante e, depois desta vitória, quase o mundo inteiro ficou a conhecer-nos”, considerou.

Nas redes sociais espalhou-se o nome dos “tubarões”, como são conhecidos os jogadores da seleção cabo verdiana, e “houve uma grande união dos cabo verdianos, que publicam vídeos das festas desde Cabo Verde, a Espanha, Estados Unidos”.

Tiago tem agora um outro sonho; poder ver o pai “a treinar na Europa, em qualquer um dos grandes clubes português, espanhol, inglês, podia ser qualquer um”.

A Associação de Estudantes Africanos do IPB faz dos jogos de Cabo Verde um dia de festa.

Junta os conterrâneos para assistirem aos jogos e acompanha as emoções futebolísticas com a gastronomia e tradições locais, contou à Lusa o presidente Óscar Monteiro.

O colega Sténio Pereira confessou à Lusa que trocava a vitória dos estudantes africanos no jogo deste domingo, no campeonato distrital de Bragança, pela passagem de Cabo Verde às meias-finais na CAN2013.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

CAN

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?