loading

EPFL sensibiliza CE para necessidades do desporto

O presidente das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL), Emanuel Macedo de Medeiros, destacou hoje à Agência Lusa o contributo do organismo que dirige para a sensibilidade revelada pela Comissão Europeia (CE) às necessidades do desporto.

“A CE, ao acolher as nossas propostas reformistas, deu um passo importante para acelerar as dinâmicas tendentes para dar resposta a um conjunto de áreas fundamentais para o futuro do desporto na Europa e futebol profissional em particular”, congratulou-se.

Segundo o dirigente, a comunicação sobre o desporto que hoje decorreu no Parlamento Europeu, teve como base substancial propostas apresentadas pela EPFL.

“(Apresentámos propostas) Em todas as áreas nucleares para assegurar a estabilidade, o respeito dos valores da ética desportiva, o reforço e o reconhecimento da dimensão económica e social do desporto e as politicas que são necessárias para proteger as fontes de financiamento dos organizadores de competições. Tudo o que é essencial para assegurar viabilidade económica de todo o desporto”, esclareceu.

Emanuel Medeiros defende que a CE “reconhece o papel das Ligas no plano nacional e da EPFL no plano internacional” e, por isso, revela a “sensação do dever cumprido” da instituição que dirige e a “ motivação acrescida para dar resposta aos desafios que as Ligas e o futebol em geral se confrontam”.

“É um trabalho árduo que tem vindo a ser desenvolvimento nos últimos cinco anos. Diagnosticando as principais fragilidades e constrangimentos do futebol na Europa e propondo soluções e reformas para que futebol profissional possa ser uma realidade cada vez mais popular, economicamente estável, mas também com forte consciência social e solidariedade entre os clubes que participam nas competições”, vincou à Lusa.

Para que o desporto tenha futuro, o dirigente lembrou o papel vital das instituições europeias, “sobretudo em áreas que o impulso político é indispensável, como as regras da concorrência, livre circulação de jogadores, proteção dos direitos e conteúdos e regulação das apostas desportivas”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?