loading

"Amorim vai ter dificuldades, porque Inglaterra é um campeonato à parte"

O futebol português está atento ao desenrolar dos acontecimentos em torno de Rúben Amorim, jovem treinador português que tem liderado o Sporting numa jornada emotiva de ressurgimento e sucesso desportivo.

"Amorim vai ter dificuldades, porque Inglaterra é um campeonato à parte"
Depositphotos

"Teve aqui um ciclo fantástico, porque ele entrou no Sporting quando o Sporting estava a derreter", elogiou Diogo Luís.

Desde a sua chegada ao comando técnico dos Leões, Amorim não só conquistou títulos como também cativou a atenção dos maiores clubes europeus, incluindo o poderoso Liverpool.

Atualmente, o Sporting vive um período de grande expectativa, com a possibilidade real de conquistar o título de campeão nacional e alcançar a tão almejada "dobradinha", uma vez que garantiu a sua presença na final da Taça de Portugal, a realizar no Jamor.

No entanto, essa felicidade que se faz sentir em Alvalade está também a ser acompanhada de incerteza, especialmente devido aos persistentes rumores sobre o possível interesse do Liverpool em Rúben Amorim.

"É um treinador que se calhar já não tem muito a ganhar aqui"

O técnico português tem sido associado a uma série de destinos prestigiados, desde o Chelsea ao Manchester United, passando pelo Barcelona. No entanto, é o interesse dos reds que tem suscitado maior discussão e especulação nos meios desportivos nacionais.

A forte possibilidade de Amorim rumar à Premier League não passou despercebida a Diogo Luís, ex-jogador e agora comentador desportivo, que reconheceu o papel crucial de Amorim na transformação do Sporting.

Em declarações à CNN Portugal, Diogo Luís destacou a melhoria dos leões sob o comando de Amorim, mas também admitiu que, face ao interesse do Liverpool, o destino do treinador leonino poderá ser longe de Alvalade.

O ex-lateral do Benfica salientou o trabalho realizado por Amorim ao liderar o Sporting numa fase conturbada, além de destacar o seu papel na estratégia e nas contratações do clube.

"Eu acho que é expectável que passe para fora de Alvalade. Teve aqui um ciclo fantástico, deixa-me que diga, porque ele entrou no Sporting quando o Sporting estava a derreter. Eram constantes os confrontos entre adeptos e direção", começou por dizer o agora comentador.

"Foi ele que acabou por ser o cimento que colou toda a estratégia da direção. Foi ele também o responsável, muitas vezes, pelas contratações, sobretudo aquelas mais positivas", observou Diogo Luís.

Com um primeiro ano marcado pelo título de campeão nacional, seguido por uma excelente segunda temporada e um terceiro ano desafiador, segundo Luís, Amorim demonstrou a sua capacidade de manter a equipa coesa e competitiva apesar das adversidades que se foram sentindo em Alvalade.

"Um primeiro ano fantástico como campeão, um segundo ano fantástico, fez 86 pontos, ficou em segundo classificado. O terceiro ano negativo, é verdade, mas não se deixou cair. Os jogadores continuaram a acreditar no seu caminho, e a verdade é que este ano está a fazer novamente uma grande época", destacou o antigo jogador português.

No entanto, na opinião de Diogo Luís, a possibilidade de um desafio tentador como o Liverpool poderá ser demasiado atrativa para o treinador português, que poderá ver nessa oportunidade uma chance de expandir o seu legado e enfrentar novos desafios.

"É um treinador que se calhar já não tem muito a ganhar aqui, e que se aparecer um clube como o Liverpool, com um objetivo aliciante, naturalmente que eu acho que qualquer treinador quer dar este passo, sobretudo um clube que não olha só para os resultados desportivos", frisou.

Diogo Luís salientou ainda que o emblema inglês não procura apenas resultados desportivos, mas também valores e empatia com os adeptos, características que Rúben Amorim parece possuir.

"É um clube que olha também muito para os valores. Para isso, ser treinador do Liverpool, não basta só ganhar. Tu tens de ganhar, tu tens de saber estar, tens de ter empatia com os adeptos, tens de discursar bem, tens de ter um futebol intenso", destacou.

No entanto, o comentador alertou para as dificuldades que o treinador poderá enfrentar ao adaptar-se ao campeonato inglês e à gestão de um plantel de estrelas.

"Eu acho que sem dúvida o Rúben Amorim encaixa em muitas destas características, mas deixa-me dizer, vai ter dificuldades naturalmente, porque Inglaterra é um campeonato à parte", prevê Luís.

"Mas o Rúben Amorim terá que estar preparado, juntamente com a sua equipa técnica, para contornar essas dificuldades que vai ter, e sabendo que vai estar num grande clube, com grandíssimos jogadores, que também lhe vão criar dificuldades diferentes na gestão do grupo", rematou.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?