loading

"Gyökeres tem um objetivo e cumpre-o. Seria o avançado perfeito para o Milan"

O Sporting, emblema que procura reconquistar o título de campeão nacional, depois de ter visto o troféu fugir na época passada para o rival Benfica, viu a sua dinâmica ofensiva ser fortemente reforçada com a chegada do avançado sueco Viktor Gyökeres no início da temporada.

"Gyökeres tem um objetivo e cumpre-o. Seria o avançado perfeito para o Milan"
Liga Portugal

"Uma máquina de guerra, é isso", elogiou Valibor Savic, ex-treinador de Gyokeres.

Com uma contratação avaliada em cerca de 20 milhões de euros, oriundo do Coventry, da segunda divisão inglesa, Gyökeres foi alvo de especulações e questionamentos por parte dos adeptos leoninos sobre sua adaptação ao futebol português.

No entanto, desde que pisou os relvados de Alvalade, o internacional sueco tem vindo a provar o seu valor e a conquistar o seu espaço na equipa de Rúben Amorim.

Com atuações consistentes e golos importantes, Gyökeres tem sido fundamental no esquema tático leonino, conquistando a confiança dos adeptos e da crítica especializada.

"É um avançado poderoso que joga fisicamente com qualquer um"

A ascensão de Gyökeres em solo português não surpreendeu Valibor Savic, antigo treinador do avançado na formação do Brommapojkarna, na Suécia, entre 2016 e 2018.

Numa recente entrevista concedida ao jornal italiano 'Gazzetta Dello Sport', Savic recordou o jovem Viktor, destacando desde cedo o seu poder físico e a sua dedicação aos treinos.

"Vem-me à memória uma sessão de treino antes de um torneio contra equipas importantes. Havia o Ajax, o Chelsea, o Groningen, o Borussia Dortmund", começou por dizer Savic, citado pelo site 'Sapo Desporto'.

Apesar de não se destacar tecnicamente, segundo técnico, o avançado sueco já demonstrava uma impressionante capacidade física, ganhando duelos com jogadores maiores e mais experientes do que ele.

"Tecnicamente, não fazia a diferença, para ser sincero, mas do ponto de vista físico já era desarmante. Ganhava duelos ombro a ombro com jogadores maiores do que ele, e depois partia com a bola", revelou o treinador.

"É um avançado poderoso que joga fisicamente com qualquer um. Lembro-me de um miúdo de 16 anos, sedento de futebol, que agarrava todas as bolas sem medo", acrescentou.

Savic descreveu Gyökeres como uma "máquina de guerra", destacando a sua determinação em melhorar constantemente e, apesar de admitir que o primeiro toque do jogador leonino não era excecional, elogiou a sua atitude nos treinos, onde se dedicava a aprimorar aspetos técnicos.

"Uma máquina de guerra, é isso. O primeiro toque não era excecional. Refiro-me à receção, à capacidade de jogar de lado. Trabalhava-a depois dos treinos", elogiou Savic.

"Ficava parado e chutava dezenas de vezes à baliza, depois tentava acertar na trave a partir do limite da área. Por vezes, atirava a bola para a área e imitava um golo ou um contra-ataque. Estava sempre obcecado em melhorar", recordou.

O treinador sueco comparou ainda Gyökeres ao lendário avançado italiano Christian Vieri, destacando a sua capacidade física e a forma como impõe respeito aos adversários.

Savic sugeriu ainda que a Serie A italiana e o AC Milan seriam destinos ideais para o jogador do Sporting, dada a sua qualidade e características.

"O físico é esse, assim como a atitude para marcar. Viktor tem equilíbrio e força. Os 36 golos que marcou este ano no Sporting nasceram dessa forma. Seria o avançado perfeito para o Milan, na verdade. A Serie A seria ideal para ele", assumiu.

"Lembro-me das horas passadas no ginásio, com o meu adjunto, sem contar com as sessões de treino extra. A sua qualidade mais importante é precisamente essa. O Viktor não olha de frente para nada nem para ninguém. Ele tem um objetivo e cumpre-o", rematou Valibor Savic.

Com elogios tão entusiásticos por parte de quem conhece Gyökeres de perto, fica claro que o avançado sueco tem um futuro promissor pela frente. O seu sucesso no Sporting tem sido notável, e é possível que venha a brilhar ainda mais em palcos europeus de maior destaque.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?