loading

Crónica: Portimonense tem manutenção quase assegurada após bater Gil Vicente perdulário

O Portimonense somou este domingo a segunda vitória consecutiva na I Liga, ao bater pela margem mínima (1-0) um perdulário Gil Vicente graças ao golo de Maurício, e tem a manutenção quase assegurada.

Crónica: Portimonense tem manutenção quase assegurada após bater Gil Vicente perdulário

O médio brasileiro, que já em fevereiro tinha sido o autor do golo solitário na vitória sobre o Paços de Ferreira, voltou a ser decisivo no encontro da 29.ª ronda com o seu terceiro tento no campeonato, mas o guardião japonês Nakamura e os ‘ferros’ evitaram o tento do empate, que colocaria justiça no resultado.

O Portimonense, agora 13.º classificado, com 33 pontos, ultrapassou o Gil Vicente (31) na tabela e ficou com uma vantagem aparentemente confortável de 11 pontos sobre o Marítimo, que ocupa o 15.º posto (vaga de play-off de manutenção), com cinco jornadas (15 pontos) por disputar.

Os algarvios até começaram o jogo a celebrar, logo aos três minutos, mas o golo de Yony González, a concluir um lance confuso na área, na sequência de livre, seria anulado por fora de jogo de Park Ji-soo por ter disputado a bola, depois de Artur Soares Dias, alertado pelo videoárbitro, ter observado as imagens.

A equipa de Paulo Sérgio esteve ‘por cima’ nos minutos iniciais, evidenciando mais dinâmica ofensiva, com mais bola e mais chegadas com perigo à área rival, mas as tentativas de Maurício (12 minutos) e Rui Gomes (20) saíram ao lado.

Uma ‘cabeçada’ de Rúben Fernandes por cima, após canto (22), marcou o momento em que o Gil Vicente saiu do estado de letargia que o parecia afetar, dispondo, logo de seguida, de dois lances de relativo perigo, com Fujimoto (24) e Aburjania (25) a rematarem para fora.

Com o jogo já equilibrado, até ao intervalo registaram-se duas grandes ocasiões, uma para cada lado: aos 32, o colombiano Yony González acelerou pela esquerda e, junto à linha de fundo, passou atrasado para Rui Gomes atirar forte, ao lado, e aos 36, foi a vez de Murilo tentar a sua sorte, rasando o poste direito da baliza de Nakamura.

A segunda metade abriu com Maurício em grande plano atrás e à frente: aos 46, de ‘carrinho’, cortou a bola na ‘hora h’ quando Boselli se preparava para rematar após jogada individual e, dois minutos depois, respondeu da melhor maneira ao cruzamento rasteiro de Moufi, com um remate colocado para abrir o ativo.

O conjunto minhoto reagiu de pronto, mas o guardião Nakamura salvou a sua equipa duas vezes no frente a frente com o extremo Murilo (51 e 52).

Já aos 67, Murilo atirou à barra de fora da área, Nakamura evitou a recarga de Fran Navarro com uma defesa notável e a segunda tentativa do avançado espanhol acertou no poste.

Até final, o Portimonense baixou as linhas e segurou a vantagem, no sexto jogo seguido sem vencer e quinto consecutivo sem marcar para os gilistas.

Andrew Silva ainda evitou os contra-ataques de Rui Gomes (87) e Yony González (90+3), enquanto Nakamura também somou nova defesa importante a remate perigoso de Fran Navarro (89).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?