loading

Crónica: Vizela de Tulipa vence pela primeira vez com golos de Samu e Osmajic

Os golos de Samu e de Osmajic garantiram hoje o triunfo do Vizela sobre o Vitória de Guimarães, por 3-0, para a 14.ª jornada da I Liga, o primeiro com o treinador Tulipa.

Crónica: Vizela de Tulipa vence pela primeira vez com golos de Samu e Osmajic

O Vizela abriu o ‘marcador’ aos 43 minutos, numa grande penalidade convertida por Samu, no fim de uma primeira parte equilibrada, com mais bola dos vitorianos, e dilatou a vantagem aos 47, num ‘chapéu’ do mesmo jogador, antes de fechar a contagem da vitória aos 90+4, com novo ‘chapéu’, mas de Osmajic.

Depois de um empate com o Mafra e da derrota por 4-0 no reduto do FC Porto, em jogos para o Grupo A da Taça da Liga, o Vizela estreou-se a vencer sob o comando de Tulipa, treinador que substituiu Álvaro Pacheco, e subiu ao 11.º lugar, com 18 pontos, ao passo que os vimaranenses mantêm o sexto, com 23.

De regresso ao sistema tático ‘3-4-3’ que tem utilizado no campeonato, após três partidas para o Grupo F da Taça da Liga a jogar num ‘4-3-3’, o Vitória criou a primeira ocasião do desafio aos cinco minutos, com cabeceamento de Miguel Maga à trave.

Compactos na defesa, os anfitriões tentaram as saídas em velocidade para o ataque sempre que podiam e o primeiro remate com algum perigo, de Igor Julião, aos 13 minutos, passou por cima, mas a maior parte da ação ofensiva na primeira metade pertenceu aos vitorianos, que chegaram ao intervalo com 67% da posse de bola.

Com dificuldades para entrar na área vizelense, a equipa de Guimarães falhou um cabeceamento em posição frontal à baliza, ao minuto 21, por Ibrahima Bamba, defesa que viria a ser o protagonista do que restou na primeira parte, pelas bolas que recuperou, pelo lance em que quase fez autogolo, ao minuto 31, e pelo penálti cometido sobre Osmajic, aos 41.

Na conversão, Samu escolheu o lado contrário ao escolhido pelo guarda-redes Bruno Varela para adiantar o Vizela no ‘marcador’ e, na abertura da segunda parte, voltou a bater o guardião vitoriano, com um ‘chapéu’ de fora da área, a aproveitar um desentendimento entre Bruno Varela e Ibrahima Bamba, que o marcava.

O golo pareceu abalar a equipa treinada por Moreno, que nunca restabeleceu o controlo apresentado nos primeiros 25 minutos do encontro, com as sucessivas circulações de bola a terminarem em definições ofensivas erradas ou em remates de longe para fora.

Os comandados de Tulipa estiveram, aliás, mais perto do terceiro golo, num remate ao lado de Kiko Bondoso, aos 52 minutos, e noutro de Osmajic contra Bruno Varela, aos 53, controlando, daí em diante, a toada da partida.

Nos instantes finais do encontro, o internacional montenegrino Osmajic aproveitou novo passe falhado dos vitorianos no início da construção ofensiva, e fez a bola sobrevoar o ‘adiantado’ Bruno Varela.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?