loading

Crónica: Matheus decisivo na sofrida passagem do Sporting de Braga aos 'oitavos'

O Sporting de Braga qualificou-se, de forma muito sofrida, para os ‘oitavos’ da Liga Europa, após bater no desempate por grandes penalidades os moldavos do Sheriff, por 3-2, com Matheus e Moura a serem decisivos.

Crónica: Matheus decisivo na sofrida passagem do Sporting de Braga aos 'oitavos'

No final do tempo regulamentar, o Sporting de Braga tinha igualado a vitória do Sheriff na primeira mão do 'play-off', por 2-0, com golos de Iuri Medeiros, aos 17 minutos, e Ricardo Horta, aos 43. O jogo seguiu para prolongamento, mas apenas no desempate por grandes penalidades se decidiu, com Matheus a ser decisivo ao defender dois remates dos moldavos e Moura a marcar o último penálti para os minhotos.

O Sporting de Braga sofreu demasiado, após, sobretudo na primeira parte, ter desperdiçado a hipótese de sentenciar logo a eliminatória, mas segue para os ‘oitavos’ a melhor equipa no cômputo dos dois jogos.

Sem Paulo Oliveira, lesionado, Carlos Carvalhal, apostou no veloz Fabiano como terceiro central do lado direito para dar conta da rapidez de Traoré, que tanto trabalho deu na Moldávia, merecendo ainda nota o regresso à titularidade de André Horta, Iuri Medeiros e Vítor Oliveira.

Aos sete minutos, um ‘tiro’ de André Horta, de fora da área, ao poste, deu o mote para o que seria uma primeira parte intensa.

O Sheriff respondeu cinco minutos depois, por Addo, mas o remate, em zona privilegiada da área, saiu ao lado.

O golo inaugural surgiu de uma insistência de Yan Couto, que abriu para Ricardo Horta na direita e este cruzou com precisão para o desvio de Iuri Medeiros (17).

Vítor Oliveira e Rodrigo Gomes, no mesmo minuto (20), podiam ter marcado, tal como Iuri Medeiros pouco depois (23).

No minuto seguinte, o Sheriff respondeu com uma clara oportunidade para marcar, mas Yansané, na cara de Matheus, permitiu a defesa do guarda-redes.

O jogo caiu depois de intensidade, mas perto do intervalo o 18.º golo da temporada (o quarto na prova) de Ricardo Horta pôs os bracarenses a vencer por 2-0, empatando a eliminatória. Destaque para a assistência cheia de ‘classe’ de Iuri Medeiros, amortecendo o passe tenso de Vítor Oliveira.

Na segunda parte, o Sporting de Braga teve uma postura mais expectante e os lances de perigo rarearam, já que o Sheriff foi inexistente ofensivamente.

Aos 77 minutos, Ricardo Horta não chegou por muito pouco a um centro da esquerda, mas a mais flagrante ocasião foi desperdiçada por Abel Ruiz, lançado 10 minutos antes: a passe de Vítor Oliveira, no ‘coração da área’, atirou por cima (84).

No prolongamento, o Sporting de Braga, em evidente quebra física, não conseguiu entrar com perigo no último reduto moldavo e foi mesmo o Sheriff que criou mais perigo com dois remates de fora da área, por Yakshiboev (104) e, sobretudo, por Addo, com um ‘tiro’ do ‘meio da rua’ a que Matheus se opôs com a defesa da noite (120+2).

O guardião luso-brasileiro voltou a estar em destaque nos penáltis, ao parar os remates dos centrais Gustavo Dulanto e Radeljic. Bruno tinha tentado marcar à Panenka, mas falhou e o Sporting de Braga ainda desperdiçou dois ‘match-points’, antes de Moura converter o remate decisivo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?