loading

Crónica: Matheus Pereira dá vitória ao Chaves diante do Belenenses

Um golo do futebolista brasileiro, emprestado pelo Sporting, Matheus Pereira deu hoje a vitória ao Desportivo de Chaves em casa do Belenenses, no jogo que abriu a 12.ª jornada da I Liga.

Crónica: Matheus Pereira dá vitória ao Chaves diante do Belenenses

Este é assim o quarto triunfo, segundo fora de casa, dos flavienses esta temporada, que somam agora 14 pontos e ascenderam ao oitavo lugar, em igualdade com o Vitória de Guimarães, ficando assim a dois pontos dos 'azuis', que se mantêm no sétimo posto e que sofreram hoje a primeira derrota como anfitriões.

Ainda antes do jogo começar deu-se uma contrariedade para o Chaves. Filipe Melo lesionou-se no aquecimento, tendo figurado no 'onze' inicial Jefferson e, por sua vez, Furlan de dispensado acabou por sentar-se no banco de suplentes.

Mais interessante a nível tático que ao nível das oportunidades de golo, a primeira parte mostrou o duelo entre duas forças distintas. De um lado, o Belenenses que foi variando entre um 4-4-2 e o 4-3-3, apenas viu Fredy, que se estreou na I Liga esta temporada e regressou de lesão, e Diogo Viana a testar os reflexos do guarda-redes António Filipe.

Por sua vez, o Chaves, fiel ao 4-2-3-1, mostrou uma defesa imaculada e apostou na velocidade de Matheus Pereira, na direita, para surpreender a defensiva do Restelo, que deu 'água pela barba' a Florent Hanin, e pelo maestro sérvio Nikola Maras, que soube conter e lançar os flavienses para o ataque nos momentos certos.

O golo acabou por surgir de bola parada. Matheus Pereira foi rasteirado e, na cobrança de livre direto, aos 45+1 minutos, não deu hipótese a Muriel Becker. De pé esquerdo, atirou ao ângulo superior esquerdo da baliza belenense.

Ao intervalo, o treinador Domingos Paciência procurou corrigir os erros e fez entrar, no início da segunda parte, Benny para o lugar de Roni, que praticamente não se viu no primeiro tempo. Alteração que deu mais profundidade aos 'azuis' e que foi sustentada pouco depois com a entrada de Tiago Caeiro, permitindo a Maurides (50 minutos), Fredy (51), Nuno Tomas (55) e Banny (58) tentarem chegar à igualdade.

Balanceado para o ataque, o Belenenses mostrou-se demasiado perdulário, exemplo disso foi o cabeaceamento de Tiago Caeiro, aos 85 minutos, em frente a António Filipe e não conseguiu fazer o golo. Tudo piorou para a formação do Restelo, aos 87, quando Yebda foi expulso ao ver o segundo cartão amarelo do encontro. Ao invés, os comandados de Luís Castro souberam gerir o jogo, nunca se desconcentraram e conseguiram segurar o triunfo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
Belenenses - Desp. Chaves, 0 - 1

Sábado, 25 de Novembro de 2017
Portimonense - Tondela, 2 - 0
Boavista - Moreirense, 1 - 0
Desp. Aves - FC Porto, 1 - 1

Domingo, 26 de Novembro de 2017
Marítimo - Estoril, 0 - 0
Paços Ferreira - Sporting, 1 - 2
Benfica - V. Setúbal, 6 - 0

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2017
Sp. Braga - Feirense, 3 - 1
Rio Ave - V. Guimarães, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?