loading

Sporting-FC Porto: 'Dragões' com terceiro registo perfeito à sétima jornada

O FC Porto ostenta, pela terceira vez na sua história, um registo perfeito de sete vitórias após as sete primeiras jornadas do campeonato português de futebol, repetindo os feitos de 1939/40 e 2007/08.

Sporting-FC Porto: 'Dragões' com terceiro registo perfeito à sétima jornada

Sob o comando de Sérgio Conceição, os ‘dragões’ têm oscilado entre vitórias expressivas em casa (4-0 ao Estoril-Praia, 3-0 ao Moreirense e ao Desportivo de Chaves e 5-2 ao Portimonense) e tangenciais fora (1-0 em Tondela e Braga e 2-1 em Vila do Conde).

O balanço é um registo imaculado de sete vitórias, com 19 golos marcados e três sofridos, e um total de 21 pontos, que valem a liderança isolada, dois pontos à frente do Sporting, precisamente o adversário que os ‘dragões’ encontram no domingo, em Alvalade.

Para continuarem sem pontos perdidos no campeonato, os portistas precisam de vencer num terreno onde não vencem há quase nove anos, mais precisamente desde 05 de outubro de 2008, dia em que ganharam por 2-1, com tentos de Lisandro López e Bruno Alves.

Em caso de triunfo - que valerá uma vantagem de cinco pontos sobre o Sporting e um mínimo de cinco face ao Benfica -, o FC Porto manter-se-á na senda dos registos perfeitos de 1939/40 e 2007/08, épocas em que acabou campeão.

Em 1939/40, sob o comando Mihaly Siska, os portistas, que só participaram na prova ‘abençoados’ por um alargamento da FPF – só se qualificavam os dois primeiros do Regional do Porto e os ‘dragões’ foram terceiros -, ganharam os primeiros 13 jogos.

O registo que ainda é recorde dos ‘azuis e brancos’ acabou na visita ao Sporting, a 21 de abril de 1940, à 14.ª ronda, com os ‘leões’ a imporem-se por 4-3, num jogo que os portistas nunca lideraram. Foram os únicos pontos perdidos pelo FC Porto.

Para se encontrar novo registo perfeito dos ‘dragões’ após sete jornadas é preciso avançar mais de 60 anos, para 2007/08, época em que a equipa liderada por Jesualdo Ferreira venceu os primeiros oito jogos.

Há uma década, os ‘azuis e brancos’ só foram travados pela primeira vez à nona jornada, ao cederem uma igualdade (1-1) na receção ao Belenenses, num jogo em que saíram na frente, com tento de Hélder Postiga, aos 21 minutos. José Pedro empatou, aos 50.

Após sete jornadas, o FC Porto apresenta registos intermédios em relação aos outros dois imaculados, com a segunda melhor marca de golos marcados (19, contra os 34 de 1939/40 e os 12 de 2007/08) e sofridos (três, contra nove em 1939/40 e um em 2007/08).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?