loading

Mundial sub-20: Portugal nos 'quartos' da prova, Venezuela na história

Uma exibição tranquila, naquele que terá sido o seu melhor jogo na competição, frente à Coreia do Sul (3-1), colocou hoje Portugal nos quartos de final do Mundial de sub-20, fase em que estará também a Venezuela.

Mundial sub-20: Portugal nos 'quartos' da prova, Venezuela na história

Depois de muito sofrimento e incerteza na fase de grupos, com uma derrota, um empate e uma vitória, na qual se qualificou em segundo lugar e com os mesmos pontos do terceiro, a Costa Rica, Portugal entrou em ‘grande’ na fase a eliminar.

Frente à anfitriã Coreia do Sul, num estádio muito ruidoso em Cheonan, adivinham-se grandes dificuldades, mas a equipa liderada pelo ex-futebolista Emílio Peixe apareceu transfigurada para melhor.

Não só conseguiu o seu resultado mais dilatado, como deu a ideia de nunca ter o jogo em risco, chegando a ter uma vantagem de 3-0, e num encontro em que até desperdiçou soberanas hipóteses de marcar mais.

O jogo terá começado muito bem para a equipa portuguesa, que aos 10 minutos já vencia com um golo de Xadas, e aos 27 chegava ao 2-0 por Bruno Costa.

O cenário ideal para poder explorar as costas, em transições rápidas, dos sul-coreanos, e apesar do muito desperdício, Xadas bisou, aos 69, e ‘matou’ o jogo, apesar de Lee Sangheon ainda reduzir para os anfitriões, aos 81.

Sem sofrer, ao contrário do que acontecerá na fase de grupos, Portugal está nos quartos de final do Mundial, repetindo para já a campanha de 2015 na Nova Zelândia, fase em que foi eliminado nas grandes penalidades pelo Brasil.

Portugal, que tem no seu palmarés dois títulos mundiais na categoria, em 1989 e 1991, foi finalista vencido, também pelo Brasil (3-2 no prolongamento), em 2011, enquanto em 2013 foi afastado nos oitavos e em 2015 nos quartos de final.

Hoje, o bom desempenho faz Portugal ‘sonhar’, com a equipa a aguardar o adversário que sairá do jogo entre o Uruguai, finalista vencido em 1997 e 2013, e a Arábia Saudita, que se defrontam na quarta-feira em Suwon.

A Venezuela, que hoje conseguiu evitar a ‘ingrata’ decisão nas grandes penalidades, ao vencer o Japão já no prolongamento, com um golo solitário de Herrera, aos 108 minutos, defrontará nos quartos de final o vencedor do embate entre Estados Unidos e Nova Zelândia, na quinta-feira.

É a primeira vez que os sul-americanos atingem os quartos de final na história do Mundial de sub-20.

Programa da jornada

Terça-feira, 30 de Maio de 2017
Venezuela S20 - Japão S20, 1 - 0 a.p
Rep. Coreia S20 - Portugal S20, 1 - 3

Quarta-feira, 31 de Maio de 2017
Uruguai S20 - Arábia Saudita S20, 1 - 0
Zâmbia S20 - Alemanha S20, 4 - 3 a.p
Inglaterra S20 - Costa Rica S20, 2 - 1

Quinta-feira, 1 de Junho de 2017
México S20 - Senegal S20, 1 - 0
Estados Unidos S20 - Nova Zelândia S20, 6 - 0
França S20 - Itália S20, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?