loading

LC: Eduardo Luís espera que FC Porto 'ajuste contas' com a Juventus

A final da Taça das Taças de 1983/84 assinalou o primeiro encontro entre FC Porto e Juventus nas provas europeias de futebol e o antigo defesa portista Eduardo Luís guarda ainda uma memória nítida desse “momento histórico”.

LC: Eduardo Luís espera que FC Porto 'ajuste contas' com a Juventus

Na antecâmara de novo duelo entre os ‘dragões' e o pentacampeão italiano, a contar para os oitavos de final da Liga dos Campeões, o ex-jogador ‘azul e branco’, que foi titular na final, recordou à Agência Lusa a “memória de uma grande infelicidade”, expressa na derrota por 2-1 em Basileia.

“Pela forma como jogámos, como sofremos os golos, e depois, na segunda parte, pela forma como quase conseguimos sufocar a Juventus, foi uma pena que não tivéssemos ganhado. Porém, do outro lado também estava uma forte opositora, com excelentes jogadores italianos e também o Platini e o Boniek, que muito ajudaram a que a Juventus vencesse a final”, contou.

Esse jogo foi o primeiro ‘cartão-de-visita’ do FC Porto na alta-roda do futebol europeu e lançou as bases para as conquistas que surgiriam em 1987: “Estavam na altura reunidas as condições para que o FC Porto se impusesse e se mostrasse no futebol europeu e mundial”.

Eduardo Luís enalteceu igualmente o valor de uma Juventus que “era quase a seleção da Itália” e que se afirmava como “uma das melhores equipas da Europa”. "Vinham de ser campeões do Mundo, em 1982, e batemo-nos de igual para igual. Era quase a seleção italiana que ganhou esse Mundial”, acrescentou.

Na ótica do antigo jogador portista, esta Juventus “talvez seja mais equipa agora” e menos dependente de individualidades como na década de 80, em que Platini era a estrela maior.

“Tem o Higuaín, que, neste momento, é um dos melhores marcadores mundiais, e um grande guarda-redes, com muita experiência, como o Buffon. Não consigo fazer comparações, mas as equipas italianas são sempre muito fortes, especialmente a Juventus, que já há alguns anos é campeã no seu país”, frisou.

‘Dragão’ entre 1982 e 1989, Eduardo Luís espera que a equipa de Nuno Espírito Santo seja fiel à tradição do clube e que faça do seu coletivo a sua maior força. “O FC Porto tem uma equipa forte, com bons elementos, e não vai ter uma tarefa fácil perante a Juventus. Mas, nesta competição as equipas transcendem-se”, comentou.

"Não olhando para o FC Porto como uma equipa fabulosa, como tínhamos na altura, esta equipa tem realmente bons jogadores e o que no fundo conta é o coletivo. E, se o coletivo funcionar, pode dar uma forte resposta”, referiu o ex-jogador, pedindo à equipa para "arregaçar as mangas" e antevendo “uma eliminatória equilibrada”.

Por fim, Eduardo Luís apela ao Estádio do Dragão para impor o seu peso nesta primeira mão, agendada para quarta-feira, embora reconheça que o fator casa esteja cada vez mais diluído nas competições europeias.

“É lógico que o fator casa pode pesar, mas é uma percentagem muito pequena, porque estas equipas estão habituadas a jogar em ambientes difíceis. Não me parece que seja um fator preponderante”, rematou.

O desafio entre FC Porto e Juventus, referente à primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, realiza-se quarta-feira, às 19:45, no Estádio do Dragão.

Programa da jornada

Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2017
PSG - Barcelona, 4 - 0
Benfica - Dortmund, 1 - 0

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017
Bayern München - Arsenal, 5 - 1
Real Madrid - Napoli, 3 - 1

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017
Man City - Monaco, 5 - 3
Leverkusen - Atlético Madrid, 2 - 4

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2017
Sevilla - Leicester, 2 - 1
FC Porto - Juventus, 0 - 2

Terça-feira, 7 de Março de 2017
Arsenal - Bayern München, 1 - 5
Napoli - Real Madrid, 1 - 3

Quarta-feira, 8 de Março de 2017
Barcelona - PSG, 6 - 1
Dortmund - Benfica, 4 - 0

Terça-feira, 14 de Março de 2017
Leicester - Sevilla, 2 - 0
Juventus - FC Porto, 1 - 0

Quarta-feira, 15 de Março de 2017
Monaco - Man City, 3 - 1
Atlético Madrid - Leverkusen, 0 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?