loading

Crónica: Sporting vence no Bessa (1-0) com golo de Bas Dost

Um golo de Bas Dost bastou ao Sporting para vencer hoje fora o Boavista, por 1-0, num jogo da 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, o que permitiu à equipa leonina à ficar a dois pontos, provisoriamente, do líder Benfica.

Crónica: Sporting vence no Bessa (1-0) com golo de Bas Dost

O golo surgiu aos 25 minutos quando Gelson cruzou bem e o holandês Bas Dost, após iludir a vigilância adversária, cabeceou sem qualquer hipótese para o guarda-redes Aghayev.

Foi a segunda vitória leonina em casa alheia, depois da obtida em Paços de Ferreira. A equipa de Jorge Jesus soma agora 24 pontos, ao passo que o Boavista continua com 13.

O Sporting apresentou-se na máxima força, com Joe Campbell em vez de Bryan Ruiz, mas o Boavista teve de mexer profundamente na estrutura da sua defesa, devido à ausências, por castigo, dos centrais Henrique e Lucas Tagliapietra, e do médio defensivo Idris, e do extremo Iuri Medeiros, este por ter sido emprestado pelos ‘leões’.

Com tantas baixas, o Boavista perdeu coesão defensiva e só não sofreu mais golos porque os ‘leões’ mostraram falta de pontaria, além de terem enviado uma bola ao poste e outra à barra da baliza boavisteira.

Os locais ganharam o primeiro canto (07 minutos), mas no minuto seguinte Campbell cruzou e Bas Dost desviou a bola com o pé esquerdo e acertou no poste direito da baliza de Aghayev.

Aos poucos, a qualidade ‘leonina’ começou a fazer mossa no futebol voluntarista e aguerrido do Boavista e aos 23 minutos Gelson, lançado por Bas Dost, isolou-se e, em boa posição para fazer golo, rematou para fora.

Depois de duas tentativas falhadas, o Sporting marcou à terceira em mais um lance envolvendo Gelson e Bas Dost, com o primeiro a cruzar e o segundo a finalizar com muita classe, fazendo assim um golo que já se adivinhava.

O melhor que o Boavista conseguiu antes do intervalo foi um cruzamento de Fábio Espinho, quase da linha de fundo, em que a bola foi ao poste da baliza de Rui Patrício, e depois sobrou para Carlos Santos, que rematou muito por alto.

No segundo tempo, a superioridade leonina acentuou-se, através da boa circulação de bola garantida por William e Adrien e da dinâmica coletiva da própria equipa e o Boavista sentiu ainda mais dificuldades para sair do seu meio-campo e, ainda mais, para chegar à área adversária.

A verdade é que Rui Patrício teve, no geral, um jogo tranquilo e o Boavista só conseguiu incomodar a defesa sportinguista através das reposições de bola de Aghayev, que com pontapés longos permitiu ao Boavista fazer o que de outro modo não conseguiu, que foi esticar o seu jogo.

Com o jogo controlado, o Sporting tirou um pouco o pé do acelerador, mas ainda assim Bruno César, aos 74 minutos, quase fez o segundo golo leonino com um remate de longe em que a bola foi à barra da baliza axadrezada, com Aghayev batido.

O Sporting esteve muito mais perto de fazer o 2-0 do que o Boavista de empatar, mas tal não aconteceu e, num derradeiro esforço, o Boavista forçou o Sporting a recuar e adotar maiores cautelas defensivas.

Já na ponta final, Ruben Semedo viu o segundo cartão amarelo, foi expulso e o Boavista acreditou que ainda podia chegar ao empate, mas faltou-lhe a arte necessária para tal e o Sporting também soube segurar a magra vantagem, que fez por merecer, porque foi mais forte e teve mais ocasiões de golo.

Programa da jornada

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2016
V. Setúbal - Rio Ave, 0 - 1

Sábado, 26 de Novembro de 2016
Desp. Chaves - Marítimo, 0 - 0
Nacional - Estoril, 0 - 1
Boavista - Sporting, 0 - 1
Belenenses - FC Porto, 0 - 0

Domingo, 27 de Novembro de 2016
Arouca - Paços Ferreira, 1 - 0
Benfica - Moreirense, 3 - 0
Tondela - V. Guimarães, 2 - 1

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016
Sp. Braga - Feirense, 6 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?