loading

Crónica: França aproveita erros individuais dos alemães e garante final

A França vai defrontar Portugal na final do Euro2016 de futebol, depois de ter batido hoje a atual campeã do mundo, a Alemanha, por 2-0, num jogo em que soube aproveitar dois erros individuais pouco habituais nos alemães.

Crónica: França aproveita erros individuais dos alemães e garante final

Numa final um detalhe pode fazer a diferença e pender a balança para um dos lados, como se comprovou hoje quando a seleção gaulesa teve o mérito de saber aproveitar esses erros individuais dos alemães para chegar ao golo aos 45+2 e aos 72 minutos por Antoine Griezmann e tirar partido da vantagem para condicionar o jogo a seu favor.

A França teve uma entrada forte no jogo, a tentar surpreender a Alemanha e ganhar vantagem, ascendente que durou cerca de dez minutos, até aos campeões do mundo começarem paulatinamente a tomarem conta do jogo até passarem a dominá-lo por completo.

A Alemanha demonstrou na última meia hora da primeira parte ser a equipa mais forte do Europeu do ponto de vista coletivo e a França passou um mau bocado para manter as redes de Lloris invioladas até ao intervalo.

A 'máquina' alemã emergiu com a equipa a transformar o 4x2x3x1 quando defendia num 3x4x3 quando atacava, com os laterais Kimmich e Hector a darem total amplitude ao jogo, assumindo-se como extremos, com Shweinsteiger a recuar para fazer o 'trio' de centrais, e profundidade, com movimentos de rutura dos médios a explorarem o espaço entre os centrais e laterais gauleses.

A França conseguiu resistir e, à beira do intervalo, Schweinsteiger imitou o disparate de Jerome Boateng no jogo com a Itália, que forçou os alemães a disputarem o prolongamento e os penáltis nos quartos de final, ao abordar um cruzamento com o braço levantado, o que fez com que a bola cabeceada por Patrice Evra lhe batesse na mão, embora a muito curta distância, o que torna a decisão do árbitro italiano Nicola Rizzoli discutível.

Entrando a ganhar para a segunda parte, a França soube gerir muito bem essa vantagem e o tempo de jogo, colocando pressão sobre uma Alemanha que teve de lidar com outro contratempo, a juntar às ausências forçadas de Mario Gomez, Hummels e Khedira, que foi a lesão de Boateng, aos 61 minutos.

A França recuou o bloco, defendendo mais perto da sua área para cortar espaços, cedeu mais ainda a iniciativa aos alemães, e pareceu sempre confortável nessa postura, até que novo erro individual, desta vez em dose dupla, no mesmo lance, permitiu a Griezmann bisar.

O jovem lateral-direito Kimmich, com a bola dominada na área, permitiu que Pogba lha roubasse em zona proibida e cruzasse para a entrada da área, onde surgiu Neuer a dar uma palmada na bola para a frente, surgindo Griezmann, de frente para a bola, sem dificuldade em finalizar.

A perder por 2-0, os alemães carregaram, até criaram algumas oportunidades para marcar, mas os gauleses mantiveram-se serenos e suberam gerir a preciosa vantagem.

Programa da jornada

Quarta-feira, 6 de Julho de 2016
Portugal - País de Gales, 2 - 0

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016
Alemanha - França, 0 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?