loading

Taça Portugal: António Fidalgo recorda final «triste» na época 1976/77

António Fidalgo, antigo guarda-redes do Sporting de Braga, recordou a final da taça de 1976/77 entre minhotos e FC Porto, que os ‘dragões' venceram por 1-0, e dividiu o favoritismo para a final de domingo.

Taça Portugal: António Fidalgo recorda final «triste» na época 1976/77

"As recordações não são muito positivas, primeiro porque perdemos, depois porque curiosamente essa final foi disputada no Estádio das Antas e não foi assim uma grande festa do futebol como tem sido a final da Taça. Foi um jogo triste, à noite, nem com metade do estádio cheio", recordou, em declarações à agência Lusa.

António Fidalgo, que jogou nos bracarenses apenas nessa temporada, foi titular e recorda o único golo da partida, marcado por Fernando Gomes.

"Estávamos com 10 jogadores. O Manaca, que estava a jogar a defesa esquerdo, estava a ser assistido, o Seninho foi ao lado direito cruzou para o Gomes e lá se foi a Taça", acrescentou.

Sobre a final deste ano o antigo guarda-redes, que também passou por clubes como Benfica e Sporting, dividiu o favoritismo entre Sporting de Braga e FC Porto.

"Não me atrevo a conceder grande favoritismo a qualquer uma das equipas, embora me pareça que, a nível individual, o FC Porto tem recursos superiores. Mas também foi demonstrado neste campeonato que, a nível coletivo, o Sporting de Braga tem uma equipa muito forte, coesa, compacta e com os processos bem assimilados. Num jogo como uma final, com características particulares, divido o favoritismo entre as duas equipas", vincou.

O antigo guarda-redes, que conquistou uma Taça em 1981/82 ao serviço do Sporting curiosamente diante dos bracarenses, considerou "normal" a gestão feita por José Peseiro e Paulo Fonseca tendo como foco a final de domingo.

"Notou-se claramente que, tanto José Peseiro como Paulo Fonseca, apontaram claramente para a final da Taça. Foram testando algumas alternativas, foram gerindo em termos físicos, emocionais e cognitivos os plantéis, para que os jogadores possam estar a um patamar muito elevado. É uma gestão natural com o foco claramente no jogo da final", sublinhou.

Já em relação a jogadores que possam fazer a diferença, Fidalgo não teve dúvidas em destacar Rafa no lado do Sporting de Braga, enquanto que no lado dos portistas se mostrou expectante quanto à posição que Danilo irá ocupar.

“No Braga destaco o Rafa, não o dos últimos jogos, mas o do campeonato. No FC Porto há individualidades que aparecem e desaparecem. A minha curiosidade é ver onde joga Danilo se a ‘seis' ou a central. Parece-me que quando joga no eixo central a equipa reforça os processos defensivos, perde alguma consistência no meio, embora o FC Porto tenha alternativas", afirmou.

Sporting de Braga e FC Porto disputam a final da Taça de Portugal no domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras, num encontro que vai ser dirigido por Artur Soares Dias, da associação do Porto.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?