loading

2016: Portugal chega a França invencível e quer mesmo vencer o Europeu

Portugal vai em 2016 disputar a sexta fase final consecutiva de um Europeu de futebol, desta vez com o objetivo bem definido de conquistar o troféu e com o estatuto de invencível sob o comando de Fernando Santos.

2016: Portugal chega a França invencível e quer mesmo vencer o Europeu

A seleção vai chegar a França, país que recebe pela terceira vez a competição, com uma série de sete vitórias consecutivas em jogos oficiais e quase dois anos sem sofrer qualquer desaire, tendo o último acontecido a 07 de setembro de 2014, no arranque da qualificação (0-1 com a Albânia, em Aveiro), e que na altura resultou no despedimento de Paulo Bento.

Depois do mau arranque, Fernando Santos foi o escolhido para levar Portugal ao Euro2016 e alcançou esse objetivo ao garantir o primeiro lugar do Grupo I, com triunfos em todos os jogos que disputou, sempre pela margem mínima e, em duas ocasiões (na Dinamarca e na Albânia), com o golo da vitória a aparecer já em tempo de descontos.

“Tínhamos um objetivo que era ficar em primeiro no grupo, agora temos outro que é vencer o europeu. Pode ser difícil e alguns chamam-me maluco por isso, mas acredito nisso”, afirmou o selecionador nacional, em outubro, após o triunfo por 1-0 sobre a Dinamarca, em Braga, que confirmou o apuramento luso.

Ainda o torneio não começou (arranca a 10 de junho) e Portugal já parece estar em vantagem e com ‘pé e meio' nos oitavos de final, face ao sorteio, que colocou a seleção nacional no Grupo F, com Áustria, Hungria e Islândia, todas equipas sem grande experiência em fase finais, sendo que os islandeses são mesmo estreantes.

Num Europeu que terá pela primeira vez 24 seleções e com os quatro melhores terceiro classificados a passarem à fase seguinte, só uma verdadeiro desastre poderá afastar Portugal dos ‘oitavos', sendo que a partir daí o cenário muda radicalmente.

Caso confirme o estatuto de ‘super-favorito' e vença seu agrupamento, a formação de Fernando Santos vai cruzar-se com o segundo classificado do Grupo E, que inclui seleções como a Itália, vice-campeã em título, a Bélgica, com a sua ‘geração de ouro', e a Suécia, do temido Zlatan Ibrahimovic.

Em terras gaulesas, Portugal promete apresentar-se como uma das seleções mais experientes (e claro mais ‘velhas') da competição, com jogadores como Ricardo Carvalho (quase quarentão), Tiago, Pepe, Danny, Bruno Alves, Ricardo Quaresma e, claro, Cristiano Ronaldo, a estarem já acima dos 30 anos, enquanto João Moutinho e Nani estarão já perto do estatuto de trintões.

Grande parte desses jogadores vão mesmo ter a última oportunidade de conquistar o Campeonato da Europa com a camisola das ‘quinas' e ficarem eternizados na história do futebol luso.

Ricardo Carvalho, Tiago e Cristiano Ronaldo estiveram perto desse feito, em 2004, quando Portugal acabou derrotado pela Grécia, por 1-0, no Estádio da Luz, na final do Campeonato da Europa que decorreu em solo luso.

A seis meses da competição, Fernando Santos parece ter quase definido o lote de 23 jogadores que vai levar a França, sendo que a maior dúvida aparece no ataque, sobretudo no lugar de ponta de lança.

Apesar de ter sido aposta constante do selecionador, Edér está a fazer uma época para esquecer no Swansea e, com a camisola das ‘quinas', muito poucas vezes mostrou argumentos para ser considerado uma dos intocáveis de Fernando Santos.

Por isso mesmo, o treinador de 61 anos chamou Lucas João, Nélson Oliveira e Rui Fonte para os jogos particulares que Portugal realizou no final do ano, numa tentativa clara de arranjar outras soluções.

Até ao Europeu, Fernando Santos deverá efetuar mais algumas ‘experiências', sendo que André Silva, avançado do FC Porto B e goleador nas seleções mais jovens, e mais recentemente nos sub-21, é um dos nomes mais aguardados para aparecer na lista do selecionador.

Portugal estreia-se a 14 de junho frente à Islândia, em Saint-Étienne.

O Campeonato da Europa de 2016, que vai decorrer nove cidades francesas, começa a 10 de junho e termina a 10 de julho.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?