loading

Sorteio do Euro2016 deixa Portugal como claro favorito no Grupo F

A seleção portuguesa de futebol é clara favorita a conquistar o Grupo F do Euro2016, um agrupamento em que vai ter pela frente Áustria, Hungria e Islândia, equipas pouco ou nada habituadas a fase finais de grandes competições.

Sorteio do Euro2016 deixa Portugal como claro favorito no Grupo F

Portugal foi mesmo um dos grandes beneficiados do sorteio que decorreu hoje no Palácio de Congressos de Paris, tendo sido colocado num dos grupos mais desequilibrados da prova e só uma verdadeira catástrofe deixará a formação de Fernando Santos fora dos oitavos de final.

A ‘seleção das quinas’ vai defrontar pela primeira vez Áustria, Hungria e Islândia numa fase final de uma grande competição, com a seleção nórdica a viver mesmo a sua estreia nestas ‘andanças’ e logo ‘apadrinhada’ por Portugal a 14 de junho, em Saint-Étienne.

Comandada pelo sueco Lars Lagerback, antigo selecionador da Suécia (2000-2009), a Islândia foi a segunda classificada no Grupo A de qualificação, tendo relegado a Turquia para terceiro e eliminado a Holanda.

Gylfi Sigurdsson, médio do Swansea, é a grande figura desta seleção, tendo mesmo marcado seis golos durante a fase de apuramento, enquanto na frente destaca-se Kolbeinn Sigborsson, avançado do Nantes que deu nas vistas quando estava no Ajax.

Depois dos islandeses, segue-se a Áustria, a 18 de junho, no Parque dos Príncipes, em Paris, naquele que poderá ser o encontro mais complicado para a seleção lusa.

Pela segunda vez numa fase final de um Europeu (a primeira foi em 2008 com o estatuto de coanfitrião com a Suíça), os austríacos protagonizaram uma campanha dominadora no Grupo G, em que cederam apenas um empate (1-1 na receção à Suécia), sob o comando do suíço Marcel Koller, de 55 anos.

David Alaba, do Bayern Munique, e Arnautovic, do Stoke City, são as ‘estrelas’ da Áustria, assim como avançado Marc Janko, antigo jogador do FC Porto e agora no Basileia, que marcu sete golos durante a qualificação.

A 22 de junho, em Lyon, Portugal termina a sua participação no Grupo F frente à Hungria, um rival que precisou do ‘play-off’ para garantir a sua primeira presença na fase final desde 1972.

Longe do poderio demonstrado nos anos 50 e 60, os húngaros confirmaram o seu regresso a um Campeonato da Europa depois de terem eliminado a Noruega no ‘play-off’, que foram obrigados a disputar, já que foram terceiros classificados no Grupo F de apuramento, atrás da Irlanda do Norte e da Roménia, respetivamente.

Aos 39 anos, Gabor Kiraly, o guarda-redes das ‘calças de fato-treino’, vai viver a sua primeira experiência a este nível, num equipa que é comandada pelo alemão Bernd Storck e em que se destaca o extremo esquerdino Balasz Dzsudzsak.

Naquele que será o primeiro Europeu com 24 equipas, os dois primeiros de cada um dos seis grupos garantem um lugar nos oitavos de final, em que terão a companhia dos melhores quatro terceiros classificados.

O Euro2016 vai decorrer de 10 de junho a 10 de julho, em França.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?