loading

FIFA: Suspensos presidentes das federações do Nepal e Laos

O presidente da Federação Nepalesa de Futebol, Ganesh Thapa, foi suspenso por dez anos de toda a atividade ligada ao futebol por uma série de “atos contrários ao código de ética”, anunciou hoje a FIFA.

FIFA: Suspensos presidentes das federações do Nepal e Laos

Segundo o organismo que superintende o futebol mundial, Ganesh Thapa “violou repetidamente” o código de ética “durante vários anos”, ao aceitar “pagamentos em dinheiro” no âmbito das eleições de membros asiáticos para o Comité Executivo da FIFA em 2009 e 2011.

Pelo mesmo motivo, mas apenas para as eleições de 2011, o presidente da Federação de Futebol de Laos, Viphet Sihachakr, foi suspenso por dois anos.

Ganesh Thapa foi ainda multado em 20.000 francos suíços (cerca de 18.500 euros), enquanto Viphet Sihachakr terá de pagar 40.000 (cerca de 37.000).

Estes castigos surgem numa altura em que a FIFA atravessa o pior escândalo de corrupção da sua história, cenário que levou a antecipar eleições para 26 de fevereiro.

A FIFA declarou cinco candidatos elegíveis, nomeadamente o jordano Ali Al Hussein, o baremita Salman Bin Ebrahim al Khalifa, o francês Jerome Champagne, o suíço Gianni Infantino e o sul-africano Tokyo Sexwale.

A candidatura do presidente da UEFA, o francês Michel Platini, será avaliada quando terminar a sua suspensão de 90 dias, decretada pela Comissão de Ética da FIFA.

Também Joseph Blatter, presidente demissionário do organismo, está suspenso pelo mesmo período.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?