loading

Arménia-Portugal: Primeira vitória em Erevan pode valer para já o play-off

A seleção portuguesa de futebol pode no sábado garantir, pelo menos, o ‘play-off’ de acesso ao Euro2016, mas para isso tem que vencer pela primeira vez na sua história na Arménia, em jogo do Grupo I.

Arménia-Portugal: Primeira vitória em Erevan pode valer para já o play-off

Caso alcance um triunfo em Erevan e a Sérvia não vença na Dinamarca (e o Tribunal Arbitral do Desporto confirme a dedução de três pontos à seleção dos Balcãs), Portugal terá pelo menos garantido o terceiro lugar do grupo e fica em posição privilegiada na luta pelo acesso direto ao Europeu do próximo ano, que vai decorrer em França.

Após quatro jornadas, Portugal lidera o Grupo I, com nove pontos, contra sete de Dinamarca e Albânia e um de Sérvia e Arménia.

Contudo, para a seleção nacional alcançar o objetivo mínimo, terá que vencer na Arménia, algo que nunca conseguiu nas duas vezes que visitou a país. A equipa portuguesa, em 1996 e 2007, despediu-se sempre de Everan com o empate na ‘bagagem' (0-0 e 1-1, respetivamente).

Ao contrário do que é habitual, o selecionador Fernando Santos teve praticamente duas semanas para preparar o confronto com os arménios, incluindo um estágio na vizinha Geórgia, no tranquilo Estádio Mikheil Meskhi, nos arredores de Tbilisi.

No Estádio Republican, Fernando Santos, que vai cumprir o segundo e último jogo de castigo e por isso será substituído pelo adjunto Ilídio Vale no banco de suplentes, deverá ter todos os 25 jogadores convocados aptos, incluindo Fábio Coentrão, que, apesar de ter estado ausente no treino de quarta-feira, deverá estar em condições de defrontar a Arménia.

Tal como aconteceu no último jogo frente à Sérvia, em que marcou mesmo o golo do triunfo de Portugal (2-1) no Estádio da Luz, o jogador do Real Madrid deverá voltar a ocupar um lugar a meio campo e com Eliseu a fazer de lateral esquerdo.

Com Bosingwa e Pepe lesionados e fora da convocatória, Cedric deverá aparecer no lado direito da defesa, enquanto Bruno Alves é o principal candidato a fazer dupla com Ricardo Carvalho no centro.

Com 37 anos, e caso de confirme a sua titularidade, Carvalho vai tornar-se no jogador de campo mais velho a vestir a camisola da seleção nacional, superando António Veloso, que detinha esse ‘título’ há duas décadas, desde 1994.

Na frente, Ricardo Quaresma poderá aparecer no ‘onze’ no lugar de Nani, que terminou a temporada em baixo de forma, numa equipa que deverá voltar a não apresentar um ponta de lança de raiz, como tem sido hábito em Fernando Santos, com o extremo do FC Porto a juntar a Danny e Cristiano Ronaldo na frente.

Apesar de ter apenas um ponto no Grupo I e liderado por Henrikh Mkhitaryan, jogador do Borussia Dortmund, a Arménia tem deixado boas indiciações nos jogos que tem feito no agrupamento e dificultou muito a vida de Portugal no Estádio Algarve, acabando a seleção lusa por vencer por 1-0 com um golo de Cristiano Ronaldo, já na segunda parte.

Contra Sérvia, em casa, Dinamarca e Albânia, fora, a formação arménia esteve sempre em vantagem no marcador, mas acabou sempre por falhar a vitória, somando apenas um empate com a formação dos Balcãs.

Os maus resultados acabaram por resultar no despedimento do suíço Bernard Challandes, que foi substituído por Sargis Hovsepyan. O antigo defesa, que vai ser fazer o seu jogo de estreia frente a Portugal, é o recordista de internacionalizações pelo seu país, com 131 jogos.

Hovsepyan foi titular na seleção arménia que empatou, tanto em 1996 como em 2007, com Portugal, em Erevan.

O encontro está agendado para as 20:00 (17:00 horas de Lisboa).

Programa da jornada

Sexta-feira, 12 de Junho de 2015
Cazaquistão - Turquia, 0 - 1
Croácia - Itália, 1 - 1
Malta - Bulgária, 0 - 1
Letónia - Países Baixos, 0 - 2
Bósnia - Israel, 3 - 1
Andorra - Chipre, 1 - 3
País de Gales - Bélgica, 1 - 0
Islândia - Chéquia, 2 - 1
Noruega - Azerbaijão, 0 - 0

Sábado, 13 de Junho de 2015
Rep. Irlanda - Escócia, 1 - 1
Arménia - Portugal, 2 - 3
Polónia - Geórgia, 4 - 0
Finlândia - Hungria, 0 - 1
Dinamarca - Sérvia, 2 - 0
Ilhas Faroé - Grécia, 2 - 1
Irlanda do Norte - Roménia, 0 - 0
Gibraltar - Alemanha, 0 - 7

Domingo, 14 de Junho de 2015
Ucrânia - Luxemburgo, 3 - 0
Rússia - Áustria, 0 - 1
Eslovénia - Inglaterra, 2 - 3
Estónia - San Marino, 2 - 0
Liechtenstein - Moldávia, 1 - 1
Suécia - Montenegro, 3 - 1
Lituânia - Suíça, 1 - 2
Eslováquia - Macedónia do Norte, 2 - 1
Bielorrússia - Espanha, 0 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?