loading

Comissão Europeia e UEFA assinam acordo de cooperação para três anos

A Comissão Europeia (CE) e a UEFA assinaram hoje um acordo de cooperação para os próximos três anos, no qual se comprometem a colaborar de maneira regular, concreta e construtiva.

Comissão Europeia e UEFA assinam acordo de cooperação para três anos

Em causa está “a luta conjunta contra a viciação de resultados, o doping, a violência, o racismo e os direitos humanos dentro do futebol”, salientou a comissão europeia em comunicado.

O encontro contou com a presença do presidente da CE, o português Durão Barroso, e coube à comissária europeia da Educação, Cultura e Desporto, Andrulla Vassiliu, e ao presidente da UEFA, Michel Platini, a assinatura do acordo.

De acordo o mesmo comunicado, a CE e a UEFA fixaram um compromisso de trabalho para questões de interesse comum, como a integridade no desporto, a não-discriminação e o respeito pelos direitos humanos e dignidade.

“Comprometemo-nos a maximizar o impacto que o desporto pode ter na sociedade, como catalisador da mudança social em áreas como a promoção da saúde, a aprendizagem e a igualdade entre homens e mulheres”, disse a comissária europeia.

Por seu turno, Platini salientou que o acordo demonstra que o vínculo entre ambos “é mais forte do que nunca” e que perante um maior apoio da CE espera intensificar os esforços “para preservar a ética e fomentar boas práticas de governança”.

“Cuidaremos juntos para que o futebol faça frente a muitas dificuldades, tais como a discriminação, a viciação de resultados, a propriedade de jogadores por terceiros ou a violência”, acrescentou o presidente da UEFA.

A Comissão Europeia também salientou a importância do futebol na educação, integração social e saúde, além de lembrar que é um setor económico em plena expansão e que contribui de forma significativa para o crescimento e emprego na Europa.

O texto preconiza ainda “mecanismos de redistribuição de receitas provenientes dos meios audiovisuais e das compensações na formação” para assegurar “a solidariedade financeira entre o desporto de elite e o desporto de massas”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?