loading

Comentário: Calculismo e eficácia dos italianos fez pender a balança

A Itália venceu a Inglaterra por 2-1, no sábado, em encontro do Grupo D do Mundial2014 em futebol, no qual o calculismo e a eficácia do jogo italiano acabou por inclinar a balança a seu favor.

Comentário: Calculismo e eficácia dos italianos fez pender a balança

O jogo teve raras oportunidades de golo, porque a Itália é uma equipa sólida a defender, com jogadores que sabem encurtar os espaços, deixando, desde cedo, perceber que ganharia quem fosse mais eficaz no aproveitamento das oportunidades que surgissem.

Tradicionalmente forte nesse campo, a Itália marcou na primeira oportunidade, contra a corrente do jogo. Pontapé de canto, aos 35 minutos, batido por Verratti, Pirlo faz uma simulação preciosa, deixando passar a bola para Marchisio “fuzilar” de fora da área, batendo Joe Hart.

Os italianos sentiam grandes dificuldades a estender o jogo à área inglesa porque saiam sempre com lentidão na primeira fase de construção, em posse de bola, passando sempre pelos pés de Pirlo, deixando Balotelli sempre muito entregue a si próprio, apenas com Candreva como apoio mais próximo e o lateral Darmian a projetar-se pela ala direita.

A Inglaterra foi sempre uma equipa mais agressiva em termos ofensivos, com Welbeck na direita a criar grandes problemas ao central adaptado a lateral Chiellini, e com um miúdo de 19 anos, Sterling, do Liverpool, a brilhar e a criar desequilíbrios com a sua capacidade de improvisação e aceleração.

O golo de Sturridge, aos 37 minutos, num lance em que Rooney explorou o adiantamento de Darmian para fazer um cruzamento letal, pôs justiça no resultado, mas a classe de Balotelli quase colocou a Itália na frente em cima do intervalo, num “chapéu” a Joe Hart, valendo o desvio de Jagielka sobre a linha.

Na segunda parte foi mesmo Balotelli a decidir, de cabeça, aos 50 minutos, após cruzamento precioso de Candreva ao segundo poste, o que acentuou o recuo da Itália e a sua tentativa de quebrar o ritmo, à medida que a elevada humidade no coração da Amazónia (acima de 80 por cento) se fazia sentir em todos os jogadores e que os dois treinadores procuraram contrariar com a entrada de elementos mãos frescos.

Programa da jornada

Quinta-feira, 12 de Junho de 2014
Brasil - Croácia, 3 - 1

Sexta-feira, 13 de Junho de 2014
México - Camarões, 1 - 0
Espanha - Países Baixos, 1 - 5
Chile - Austrália, 3 - 1

Sábado, 14 de Junho de 2014
Colômbia - Grécia, 3 - 0
Uruguai - Costa Rica, 1 - 3
Inglaterra - Itália, 1 - 2

Domingo, 15 de Junho de 2014
Costa do Marfim - Japão, 2 - 1
Suíça - Equador, 2 - 1
França - Honduras, 3 - 0
Argentina - Bósnia, 2 - 1

Segunda-feira, 16 de Junho de 2014
Alemanha - Portugal, 4 - 0
Irão - Nigéria, 0 - 0
Gana - Estados Unidos, 1 - 2

Terça-feira, 17 de Junho de 2014
Bélgica - Argélia, 2 - 1
Rússia - Rep. Coreia, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?