loading

Riade89: De todos os campeões só Fernando Couto e Paulo Sousa se destacaram

Dos 18 campeões do Mundo de Riade, metade não conseguiu conquistar qualquer campeonato nacional de futebol, nem em Portugal, nem no estrangeiro, destacando-se, porém, as carreiras de Fernando Couto e Paulo Sousa.

Riade89: De todos os campeões só Fernando Couto e Paulo Sousa se destacaram

O "rijo" defesa-central e o médio “cerebral”, características que os fizeram passear classe na Europa, brilharam nas suas carreiras após o título mundial júnior, conquistado em 1989, no que diz respeito a troféus conquistados nos clubes que representaram posteriormente, em Portugal e em campeonatos internacionais de topo.

Uns mais do que outros – nove apenas têm taças nacionais nos currículos -, todos contribuíram para a apelidada “geração de ouro” do futebol português, cuja raiz remonta, precisamente, à conquista que celebra, agora, 25 anos.

Mas, em termos internacionais e quanto a carreiras em clubes e na seleção, Fernando Couto e Paulo Sousa apresentam um currículo ao nível de qualquer futebolista de topo à escala mundial.

O antigo central do FC Porto, atual assessor da administração da SAD do Sporting de Braga, conquistou 23 títulos oficiais, entre os quais uma Liga Europa (Parma), duas supertaças europeias (Barcelona e Lazio), duas taças das Taças (Barcelona e Lazio) e cinco campeonatos nacionais (três em Portugal, um em Espanha e um em Itália).

Paulo Sousa, treinador do Maccabi de Telavive (Israel), soma 15 títulos oficiais, entre os quais uma Taça Intercontinental (Borússia de Dortmund), duas Ligas dos Campeões consecutivas (Juventus e Borússia de Dortmund), uma Taça UEFA (Inter de Milão), um campeonato nacional (Benfica), um alemão e um italiano.

Sem tantos títulos, mas muitas vezes considerado um dos melhores praticantes em solo nacional, João Vieira Pinto, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, começou por ser o mais novo do combinado de Riade, razão pela qual ainda esteve entre os sub-20 campeões em Lisboa, dois anos depois, tal como o guarda-redes Brassard.

O “menino de ouro”, como ficou conhecido após a sua transferência do Boavista para o Atlético de Madrid, tem 10 títulos no currículo, entre os quais os dois de melhor do Mundo no referido escalão, e dois nacionais, pelo Benfica e pelo Sporting.

Depois, com prevalência interna, aparecem Folha e Jorge Couto, que ostentam seis títulos nacionais pelo FC Porto, a quem se junta Morgado (um), enquanto Abel Silva (dois), Paulo Madeira e Bizarro (um) celebraram pelo Benfica.

Por fim, com a exceção da conquista de taças nacionais, há um conjunto de nove jogadores que nunca mais se puderam reclamar campeões: Tozé (que ainda joga, aos 44 anos, no Custóias), Valido, Hélio Sousa, Xavier, Resende, Amaral, Brassard, Filipe e Paulo Alves.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Roger Schmidt tem condições para continuar no Benfica?