loading

Mundial 2014: Portugal "condenado" a poder enfrentar a França no play-off

França, Islândia, Ucrânia e Roménia ou Turquia deverão ser os possíveis adversários de Portugal nos “play-offs” europeus de apuramento para o Mundial de futebol de 2014, caso a lógica prevaleça na ronda de terça-feira.

Mundial 2014: Portugal "condenado" a poder enfrentar a França no play-off

Muito longe do apuramento e mais ainda de acabar como pior segundo dos nove grupos, a formação das “quinas” será cabeça de série no sorteio, mas dificilmente evitará que, do outro lado, esteja a seleção gaulesa.

Vencendo o Luxemburgo, Portugal somará 1.036 pontos na atualização do “ranking” da FIFA, que determinará os quatro cabeças de série, sendo, quase de certeza absoluta, entre as oito, a formação melhor colocada na tabela mundial.

Do lado luso, estarão, quase de certeza absoluta, a Croácia (entre 901 e 1.004 pontos) e a Grécia (983, vencendo em casa o Liechtenstein), de Fernando Santos, que, desta forma, não discutirão o acesso ao Brasil com a seleção portuguesa.

O quarto cabeça de série poderá ser a Ucrânia (871 pontos, contando com o triunfo em São Marino), se, como se espera, ficar em segundo do Grupo H, atrás da Inglaterra, mas também a Suécia, se empatar (891 pontos) ou vencer (973) a Alemanha.

Em termos matemáticos, a França (870 pontos, se vencer em casa a Finlândia) ainda pode ir parar ao “Pote 1”, mas isso só acontecerá se os suecos perderem (850) e os ucranianos não ganharem (848, com o empate, e 837, com a derrota) em São Marino.

Pela frente, e além dos gauleses e dos suecos ou dos ucranianos, Portugal poderá ter a Roménia (683 a 767 pontos) ou a Turquia (670 a 800) e a Islândia (589 a 723), que, não se qualificando, pode atirar a Eslovénia (891, vencendo na Suíça) para o Pote 1.

A líder do “ranking” Espanha e a Inglaterra, que seriam cabeças de série, Bósnia-Herzegovina, Dinamarca, Montenegro, Hungria, República Checa, Arménia e Bulgária também poderão disputar os “play-offs”, mas não é provável que isso venha a acontecer.

A fase de grupos europeia de apuramento para o Mundial de 2014 fecha na terça-feira, enquanto os “play-offs” estão agendados para 11 e 15 de novembro, com a fase final a realizar-se no Brasil, de 12 de junho a 13 de julho de 2014.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?