loading

Ideia de recriar a extinta Liga Soviética ganha força

A criação uma nova liga de futebol, que junte equipa da ex-União Soviética, está a ganhar força, depois de hoje Sergei Ivanov, adjunto do presidente russo, Vladimir Putin, se ter mostrado favorável a essa ideia.

Ideia de recriar a extinta Liga Soviética ganha força

Em declarações à Interfax, o chefe da Administração Presidencial russa defendeu o ressurgimento da antiga Liga Soviética, admitindo que os atuais campeonatos de Leste, apesar dos elevados investimentos feitos nos últimos anos, estão muito longe de rivalizar, em termos de qualidade, com as principais ligas europeias, como a inglesa ou italiana.

“Um campeonato onde atuem as melhores equipas de quatro ou cinco países da Comunidade de Estados Independentes (CEI) seria muito mais competitivo e interessante. Sei que os ucranianos, por exemplo, querem jogar numa liga superior”, afirmou.

Após a queda da cortina de ferro e o fim do antigo império soviético (1991), os novos países, resultantes da desintegração da URSS, decidiram criar o seu próprio campeonato nacional de futebol, mas a qualidade das competições nunca se equiparou à da extinta Liga Soviética.

Melhorar o nível competitivo do campeonato nacional é uma prioridade para a Rússia, que organiza o Campeonato do Mundo em 2018.

Nesse sentido, os principais clubes russos, como o Zenit de São Petesburgo ou o Anzhi Makhachkala, já se mostraram favoráveis a um novo campeonato.

Alexei Miller, diretor da Gazprom, empresa proprietária do Zenit, considerou “uma grande ideia” a criação de um campeonato soviético e admitiu que a sua equipa estava disposta a alinhar no projeto, enquanto o presidente do Anzhi, Aivaz-Kaziakhmedov, afirmou que um campeonato conjunto seria “muito interessante”, quer do ponto de vista desportivo, quer económico.

Apesar de existirem opiniões favoráveis, alguns dirigentes de clubes russos estão contra a ideia da criação de uma nova liga, pois não consideram ser justo uns jogarem numa Liga Soviética e outros no campeonato nacional.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?