loading

Crónica: Livre magistral de Geraldes a acabar isola Rio Ave no quinto lugar

Um livre superiormente cobrado por Francisco Geraldes, no último ‘suspiro', permitiu hoje ao Rio Ave vencer o Belenenses (2-1) e isolar-se no quinto lugar da I Liga portuguesa de futebol, em encontro da 18.ª jornada.

Crónica: Livre magistral de Geraldes a acabar isola Rio Ave no quinto lugar

Guedes adiantou os vila-condenses, aos 37 minutos, mas Bakic, aos 53, repôs a igualdade, que seria desfeita nos últimos segundos da compensação, aos 90+6, por intermédio do médio que está cedido pelo Sporting.

O Rio Ave isolar-se, assim, no quinto lugar, deixando para trás o Marítimo, que cedeu um empate em Paços de Ferreira, enquanto o Belenenses deu sequência ao momento ‘negro' que atravessa, somando o 11.º encontro seguido sem vencer, oitavo no campeonato.

Sem qualquer ponta de lança de raiz de início, o Belenenses procurou aproveitar a velocidade e mobilidade de Diogo Viana e Fredy na frente, não dando quaisquer referências de marcação ao Rio Ave, e apresentou-se com quatro médios com capacidade para construir e, por outro lado, para bloquear uma das principais ‘armas' dos vila-condenses, o jogo interior.

A estratégia de Domingos resultou durante grande parte do primeiro tempo, sendo que os ‘azuis' até criaram duas oportunidades, em poucos segundos. Primeiro, o canhoto André Sousa, de pé direito, obrigou Rui Vieira a intervenção difícil, e, depois, foi Gonçalo Silva a cabecear à figura do guardião.

Já sem Rúben Ribeiro, que rumou ao Sporting, o Rio Ave pareceu acusar alguma falta de criatividade e imprevisibilidade no último terço, até ao momento em que Lionn desmarcou Francisco Geraldes e o jovem médio tirou o guarda-redes Filipe Mendes do caminho e ofereceu o tento inaugural a Guedes, aos 37 minutos.

Ainda assim, a cinco minutos do intervalo, o Belenenses poderia ter chegado ao empate: Diogo Viana aproveitou uma falha de Marcão, só que, ao invés de assistir André Sousa, que surgia solto ao segundo poste, acabou por se decidir por um remate que foi detido por Rui Vieira.

Quando se esperava que o conjunto de Vila do Conde assumisse as despesas do jogo de forma mais incisiva e com maior controlo, como é seu apanágio, os visitantes acabaram por ser traídos pelo ‘capitão' Tarantini, que deixou Fredy em posição perigosa e o extremo angolano assistiu Bakic para o empate, aos 53 minutos.

Ao contrário do que sucedeu frente ao Boavista, Domingos Paciência lançou Tiago Caeiro e, mais tarde, Maurides, dando uma clara mensagem aos ‘azuis' para procurarem o triunfo.

Contudo, a partida foi se tornando demasiado física, com muitas faltas, que obrigaram a várias paragens, e apenas João Novais e André Sousa tentaram desatar o ‘nó', mas sem sucesso.

Numa altura em que o Belenenses já jogava com 10 elementos, por expulsão de Yebda, e quando já nada o fazia prever, aconteceu o momento do jogo. No último lance, aos 90+6 minutos, Francisco Geraldes cobrou superiormente um livre direto e colocou os três pontos na ‘bagagem' vila-condense.

Programa da jornada

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2018
Desp. Chaves - V. Guimarães, 4 - 3

Sábado, 13 de Janeiro de 2018
Paços Ferreira - Marítimo, 0 - 0
Sp. Braga - Benfica, 1 - 3

Domingo, 14 de Janeiro de 2018
Tondela - Feirense, 3 - 1
Boavista - Portimonense, 2 - 0
Belenenses - Rio Ave, 1 - 2
Sporting - Desp. Aves, 3 - 0

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2018
Moreirense - V. Setúbal, 2 - 2

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
Estoril - FC Porto, 1 - 3

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?