loading

Suplentes Bruno Fernandes e Bas Dost colocam Sporting nas ‘meias’ da Taça

Bruno Fernandes e Bas Dost, hoje suplentes, fizeram os golos que permitiram ao Sporting vencer o Cova da Piedade, por 2-1, e apurar-se para as meias finais da Taça de Portugal, nas quais vão encontrar Moreirense ou FC Porto.

Suplentes Bruno Fernandes e Bas Dost colocam Sporting nas ‘meias’ da Taça

No Estádio do Bonfim, em Setúbal, casa emprestada do conjunto da II Liga portuguesa de futebol, os ‘leões' só conseguiram ganhar vantagem sobre o adversário depois de colocarem em campo os dois habituais titulares no início do segundo tempo.

No primeiro tempo, apesar do domínio territorial do Sporting, as melhores oportunidades para marcar pertenceram aos piedenses que acertaram por duas vezes nos ferros da baliza de Rui Patrício.

Em relação à equipa que goleou domingo o Marítimo (5-0) em partida do campeonato, Jorge Jesus deu a titularidade a Bruno César, Battaglia, Acuña e Doumbia, deixando de fora William Carvalho, Gelson Martins (não foram convocados), Bruno Fernandes e Bas Dost, ambos no banco de suplentes.

No lado do conjunto do concelho de Almada, o treinador Bruno Ribeiro fez uma revolução ainda maior no onze inicial, deixando de fora sete jogadores em relação à equipa que no fim de semana perdeu 1-0 no reduto do União da Madeira, em jogo da II Liga.

Instalado no meio-campo dos piedenses, o Sporting assumiu o controlo do jogo desde o apito inicial. Frente a um adversário que jogou com um bloco muito recuado, os ‘leões’ criaram a primeira ocasião de golo aos nove minutos através de um remate de Doumbia que saiu sobre a trave da baliza de Joyce.

Os comandados de Bruno Ribeiro responderam com uma oportunidade flagrante junto da baliza de Rui Patrício, aos 11 minutos. O guarda-redes viu o remate colocado de Robson, à entrada da área, acertar no poste esquerdo da sua baliza.

Com ascendente territorial, o Sporting quase aproveitou uma perda de bola dos piedenses a meio-campo para marcar. Daniel Podence à defesa e, à entrada da área, rematou para defesa atenta de Joyce.

A atuar quase sempre num ritmo lento, o Sporting acercava-se com frequência da área do Cova da Piedade, mas sem criar lances de perigo de perigo iminente. Numa exceção a essa regra, aos 29 minutos, Daniel Podence combinou com Bryan Ruiz, que não teve engenho para desfeitear Joyce.

Antes do intervalo, o conjunto do concelho de Almada, que dispôs das melhores ocasiões para desfazer o nulo na primeira parte, voltou a ficar muito perto do golo. Aos 40 minutos, depois de um contra-ataque rápido pela direita, Hugo Firmino rematou forte e colocado, levando a bola à trave da baliza dos ‘leões'.

Com o objetivo de dar à equipa mais dinâmica e ‘poder de folgo' na frente de ataque, Jorge Jesus lançou os habituais titulares Bruno Fernandes e Bas Dost para a segunda parte, saindo Bruno César e Bryan Ruiz.

As alterações surtiram efeito, uma vez que Bruno Fernandes, já depois de Doumbia ter deixado um primeiro aviso aos 51 minutos, inaugurou o marcador para o conjunto leonino, aos 54. O médio entrou na área piedense e rematou, levando a bola a embater em Evandro antes entrar na baliza de Joyce.

A perder por 1-0, o Cova da Piedade respondeu pouco depois, conseguindo repor a igualdade, aos 58 minutos, por intermédio de Cleo. De grande penalidade, cometida por André Pinto, o jogador bateu Rui Patrício, fazendo o 1-1.

O Sporting voltou à carga, passando a partir do empate a dominar por completo o encontro. Aos 64 e 72 minutos, o guarda-redes Joyce impediu que Doumbia e André Pinto, respetivamente, colocassem de novo os ‘leões' na frente do marcador.

Depois dos avisos, o Sporting fez o 2-1, mais uma vez através de um jogador que Jorge Jesus lançou após o intervalo: Bas Dost. O holandês, que só teve de encostar o pé direito, deu a melhor sequência a um desvio de Battaglia, após canto de Acuña na esquerda.

Com a equipa da Cova da Piedade fisicamente esgotada, o Sporting controlou até ao final um jogo em que teve de se aplicar para levar de vencida um adversário que deu excelente réplica ao conjunto da I Liga, que fica agora à espera do vencedor do jogo de quinta-feira entre o Moreirense e o FC Porto.

Programa da jornada

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018
Caldas - Farense, 3 - 2 a.p
Rio Ave - Desp. Aves, 4 - 5 g.p
Cova Piedade - Sporting, 1 - 2

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018
Moreirense - FC Porto, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?