loading

Síntese: Sporting isola-se no primeiro lugar com triunfo autoritário

O Sporting isolou-se hoje na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao bater fora o Boavista, por 1-3, num jogo da 14.ª jornada, embora o FC Porto, agora com menos três pontos do que os ‘leões’, só joga domingo.

Síntese: Sporting isola-se no primeiro lugar com triunfo autoritário

A equipa lisboeta soma agora 36 pontos, contra os 33 dos ‘dragões’, que jogam fora com o Setúbal e precisam de ganhar para não ficarem para trás.

O Boavista continua com 17 pontos e no 8.º posto, mas pode cair alguns lugares, porque tem o Portimonense e o Belenenses a um ponto e o Chaves a dois e estes equipas também só entram em ação domingo.

Num teste que se antevia difícil, os ‘leões’ saíram-se bem, marcaram ainda na primeira parte, por Fábio Coentrão, e viram Bas Dost fazer um ‘bis’, aos 63 e aos 67 minutos, com Mateus a marcar pelo meio.

O primeiro remate do jogo foi de Fábio Coentrão, aos 20 minutos, o que dá uma ideia das apostas coincidentes que as duas fizeram a nível defensivo, procurando assim manter as suas balizas protegidas.

O técnico ‘axadrezado’ colocou Vítor Bruno diante do lateral esquerdo Talocha e, desse modo, tentou criar aí uma barreira aos raides de Gelson Martins e de Piccini, que tanto problemas causam às defesas contrárias.

Aos poucos, porém, o jogo abriu e as duas equipas começaram então a encontrar o espaço que não tinham tido e a dar mais trabalho às defesas, mas ainda não aos guarda-redes.

A primeira grande situação de perigo e de golo surgir já aos 43 minutos e para o Sporting, quando Gelson Martins escapou à forte marcação que lhe foi movida, cruzou e a defesa boavisteira viu-se em grandes apuros para afastar a bola da sua área

Nos descontos da primeira parte, Podence trabalhou bem na direita, driblando Talocha várias vezes, cruzou para o segundo poste e Fábio Coentrão surgiu a cabecear e a fazer o 1-0 com que se foi para o intervalo.

O Sporting conseguiu, assim, graças a um golpe de puro talento o irrequieto Podense e ao sentido de oportunidade evidenciado por Fábio Coentrão, vencer a tenaz oposição que o Boavista através de uma grande entrega e de muito coração.

O treinador Jorge Simão, na antevisão deste jogo, chamou a atenção para o facto de o Sporting ter marcado primeiro do que o adversário em 11 dos jogos que fez antes deste para o campeonato, sendo que em sete desses encontros foi para o intervalo a ganhar.

Foi exatamente isso que aconteceu nesta partida que o Sporting virou a seu favor, em definitivo, na segunda parte, período em que Podence continuou a destacar-se com o seu estilo irrequieto e a sua técnica dinâmica.

O Boavista respondeu com as suas armas habituais e pediu grande penalidade aos 54 minutos, num lance entre Vítor Bruno e Fábio Coentrão na área leonina, em que o lateral axadrezado caiu, mas o árbitro não lhe fez a vontade.

Jorge Simão também notou que o Sporting era forte nas bolas paradas, conseguindo por esta via vários golos, e foi depois de um canto, aos 63, e de um livre, aos 67, que Bas Dost, fez o 0-2 e o 1-3, em ambos os casos com a defesa boavisteira a ser sempre batida pelo ar.

Entre esses dois golos leoninos, o Boavista marcou o seu, por Mateus, golo esse que, contudo, só foi validado após o árbitro receber luz verde do videoárbitro.

Os três golos marcados em quatro minutos foram o ponto alto de um jogo que subiu muito de qualidade no segundo tempo, muito por culpa de um Sporting confiante, autoritário, superior e com um Gelson inspirado no segundo tempo, não dando sequer sinais de cansaço físico pelo jogo que realizado terça-feira passada para a ‘Champions’.

Programa da jornada

Sexta-feira, 8 de Dezembro de 2017
Rio Ave - Moreirense, 2 - 1

Sábado, 9 de Dezembro de 2017
Desp. Aves - Tondela, 0 - 1
Benfica - Estoril, 3 - 1
Boavista - Sporting, 1 - 3

Domingo, 10 de Dezembro de 2017
Portimonense - Desp. Chaves, 0 - 1
Belenenses - Paços Ferreira, 1 - 1
V. Setúbal - FC Porto, 0 - 5

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
V. Guimarães - Feirense, 1 - 0
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?