loading

Síntese: Sporting falha o milagre, Benfica não evita o pior pesadelo

O Sporting falhou hoje o ‘milagre’ dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, enquanto o Benfica concluiu a sua participação sem pontos, o pior registo de uma equipa portuguesa na fase de grupos da prova.

Síntese: Sporting falha o milagre, Benfica não evita o pior pesadelo

Sem depender apenas de si, o Sporting precisava vencer em Barcelona para ‘evitar’ a Liga Europa, mas perdeu por 2-0, enquanto a Juventus ganhou pelo mesmo resultado em casa do Olympiacos: já fora das provas europeias, até da Liga Europa, o Benfica lutava pela imagem e dinheiro, mas sofreu nova derrota, por igual 2-0, frente aos suíços do Basileia, que assim seguem em frente.

Jorge Jesus tinha planos para vencer um Barcelona com e sem Messi: o astro argentino apenas entrou em jogo aos 61, mas o Sporting, que ‘guardou’ no banco as suas estrelas ofensivas – Bas Dost e Gelson apenas entraram após o intervalo -, raramente incomodou, na primeira parte, uma muito remendada equipa catalã.

Os espanhóis marcariam de canto, com desvio de cabeça do ‘baixinho’ Paco Alcácer (59), depois de Gelson falhar o corte ao primeiro poste, e sentenciariam já aos 90+1, num autogolo de Mathieu, a tentar evitar que a bola acabasse nos pés do mesmo Alcácer.

O Barcelona venceu o grupo com 14 pontos, seguido da Juventus com 11, o Sporting, que assim disputará a Liga Europa, concluiu com sete, enquanto o Olympiacos fez apenas um.

Já sem qualquer hipótese de seguir em frente, ao Benfica restava a defesa da honra e 1,5 milhões de euros para conquistar, mas tudo voltou a correr mal e as ‘águias’ saem da Liga 'milionária' com impensáveis zero pontos, no pior registo de sempre de uma equipa portuguesa na principal prova de clubes da Europa.

Em contra-ataque, o médio norueguês de origem marroquina Mohamed Elyounoussi (05) fez, de cabeça, o 1-0, sendo que o segundo e definitivo tento chegou em livre e um segundo cabeceamento do jovem avançado suíço de origem camaronesa Dimitri Oberlin Mfomo (65).

O Manchester United de José Mourinho deu a volta ao marcador e venceu o CSKA por 2-1, concluindo com 15 pontos, seguido do Basileia com 12, dos moscovitas com nove, disputando a partir de agora a Liga Europa, e do Benfica, sem pontos.

No grupo B, tudo estava decidido, faltando apenas saber quem terminaria em primeiro entre os líderes, folgados, dos campeonatos alemão e francês: no jogo entre ‘gigantes’, o Bayern Munique venceu o Paris Saint-Germain (PSG) por 3-1, mas foram os gauleses a terminar na frente.

PSG e Bayern Munique concluíram com 15 pontos, enquanto o Celtic e o Anderlecht terminaram com três: os escoceses seguem para a Liga Europa, apesar de terem perdido hoje em casa, por 1-0.

No grupo C, confirmou-se a ‘surpresa’ do afastamento do Atlético de Madrid, finalista em 2014 e 2016, que, embora tenha empatado 1-1 em casa do Chelsea, viu a Roma cumprir em casa e vencer o modesto Qarabaq por 1-0, acabando mesmo por vencer a ‘poule’.

Os transalpinos ficaram com os mesmos 11 pontos do campeão inglês, enquanto os 'colchoneros' foram terceiros com sete, disputando a Liga Europa, e o Qarabaq conclui com dois.

Na quarta-feira, o FC Porto pode ser a única equipa a ser bem-sucedida na prova, sendo que o triunfo frente ao Mónaco de Leonardo Jardim, já afastado, lhe garante automaticamente o apuramento, bem como um resultado igual ao que os alemães do Leipzig comnsigam frente ao Besiktas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?