loading

Crónica: Sporting controla jogo com Olympiacos e mantém sonho dos 'oitavos'

O Sporting venceu hoje o Olympiacos por 3-1 e manteve acesa a esperança de apuramento para os 'oitavos' da Liga dos Campeões de futebol, em jogo da quinta jornada do grupo D da prova, disputado em Alvalade.

Crónica: Sporting controla jogo com Olympiacos e mantém sonho dos 'oitavos'

O triunfo 'leonino' começou a ser escrito na fase final da primeira parte, quando, com dois golos no espaço de três minutos, por Bas Dost (40) e Bruno César (43), os 'leões' atingiram o intervalo a vencer já por 2-0. O avançado holandês ampliou aos 66, antes de Odjidja, aos 86, anotar o 'golo de honra' dos gregos.

Desta forma, o Sporting, que assegurou para já a continuaçção nas provas europeias via Liga Europa, confirmou o que já tinha ficado patente no jogo da primeira mão, em Atenas, sendo muito superior ao campeão grego, quer a nível coletivo quer individual, e, se não fosse a noite desastrada de Bruno Fernandes no capítulo do remate, a vitória teria sido mais volumosa.

A forma como o Sporting abordou a partida foi determinante para assumir o controlo das operações, marcar os ritmos do jogo e explorar a disposição tática ousada do Olympiacos, que jogou em 4x3x3 e precisava de vencer em Alvalade para aspirar ao apuramento para a Liga Europa.

A entrada forte proporcionou logo uma grande oportunidade de golo, aos três minutos, com André Pinto a rematar ao poste e Bas Dost a falhar uma recarga aparentemente fácil, na sequência de uma jogada congeminada no flanco direito por Bruno César e Gelson Martins.

O golo não fez os 'leões' tirarem o 'pé do acelerador' e estes não tardaram a criar outra oportunidade flagrante de golo, aos 13 minutos, com Bruno Fernandes a dar início ao seu festival de remates mais comuns no râguebi, desperdiçando excelente assistência de Bas Dost, que o colocou em posição privilegiada de finalização dentro da área.

Só a partir dos 20 minutos é que o Olympiacos conseguiu 'respirar' um pouco e estender o jogo até à área de Rui Patrício, quase sempre através do extremo colombiano Felipe Pardo, ex-jogador do Sporting de Braga, que criou alguns problemas de cobertura a Fábio Coentrão.

O Sporting materializou a sua superioridade à beira do intervalo com dois golos, aos 40 e 43 minutos. O primeiro numa grande jogada coletiva, com Gelson, que esteve 'endiabrado' na primeira parte, e Piccini, a 'fabricarem' o golo para Bas Dost, que finalizou de primeira um cruzamento perfeito do internacional português.

Três minutos depois, uma falha da defesa grega deixou Bruno César na cara do guarda-redes Silvio Proto, batido pelo remate rasteiro e potente do médio brasileiro.

Com a vitória 'na mão', o Sporting baixou a intensidade de jogo na segunda parte, mais ainda depois de Bas Dost ter marcado, de cabeça, o terceiro golo, aos 66 minutos, na sequência de um cruzamento de Bruno Fernandes.

O Olympiacos ainda conseguiu marcar o 'golo de honra' aos 86 minutos, por Vadis Odjidja, com um remate cruzado na sequência de um cruzamento do lado direito, numa altura em que o Sporting já tinha 'baixado a guarda'.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?