loading

Síntese: Croácia 'passeia' em Atenas, Suíça apanha pequeno susto

A Croácia e a Suíça garantiram hoje o apuramento para o Mundial2018 de futebol, na segunda mão do ‘play-off’, com ‘nulos’ frente à Grécia e à Irlanda do Norte, respetivamente, mas os helvéticos ainda apanharam um pequeno susto.

Síntese: Croácia 'passeia' em Atenas, Suíça apanha pequeno susto

A verdade é que o desnível entre croatas e gregos foi bem mais acentuado do que o que se verificou entre suíços e norte-irlandeses, no qual a incerteza se prolongou até ao fim, com o defesa helvético Ricardo Rodríguez, autor do único dolo da eliminatória, a safar uma bola sobre o risco, aos 90+3 minutos.

A seleção croata tinha praticamente ‘selado’ o apuramento no jogo da primeira mão, em Zagreb, ao vencer por 4-1, não só pelos três golos de vantagem, mas também pela diferença de qualidade individual e coletiva entre as duas seleções.

Era, praticamente, uma ‘missão impossível’ para a Grécia reverter um resultado de 4-1 perante uma das melhores seleções europeias da atualidade, e os factos comprovaram-no na segunda mão, em Atenas, num jogo em que os gregos fizeram o primeiro remate enquadrado à baliza aos 86 minutos e os croatas geriram sem dificuldades de maior a vantagem trazida de Zagreb.

Já a Suíça, cujo favoritismo era claro e indiscutível, após o 1-0 de Belfast, acabou por passar por dificuldades inesperadas para superar uma seleção britânica que lhe era inferior a todos os níveis, exceto no plano físico-atlético.

De resto, a Irlanda do Norte pode queixar-se do árbitro romeno que dirigiu a partida da primeira mão, Ovidiu Hategan, que assinalou um penálti inexistente a favor dos suíços e deixou passar em claro outro a favor dos britânicos, acabando por ter influência no desfecho da eliminatória.

Ao contrário do que se esperava neste jogo em Basileia, a Suíça optou por gerir a vantagem de um golo, cedendo a iniciativa e atacando só pela certa, em vez de assumir que é uma seleção superior ao seu adversário e que tinha capacidade para fazer um golo e resolver em definitivo a eliminatória a seu favor.

O ‘nulo’ foi-se arrastando e a Irlanda do Norte, acreditando que o sonho de estar na Rússia era possível, testou os corações dos adeptos suíços no último quarto de hora, ainda que o ‘pressing’ final irlandês se resumisse a lançamentos por alto para a área helvética, na expectativa de um ressalto feliz ou de uma cabeçada fatal.

Suíços e croatas aumentaram para 28 as seleções no Mundial2018, juntando-se a Brasil, Irão, Japão, México, Bélgica, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Nigéria, Costa Rica, Polónia, Egito, Sérvia, Islândia, Portugal, França, Uruguai, Argentina, Colômbia, Panamá, Senegal, Marrocos, Tunísia e à Rússia.

O Mundial de 2018 realiza-se na Rússia, de 14 de junho a 15 de julho de 2018.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?