loading

Crónica: Rio Ave impõe-se na Amoreira e 'afunda' ainda mais o Estoril

Os golos de João Novais e Guedes fizeram hoje a diferença (2-0) a favor do Rio Ave na visita ao Estoril-Praia, em encontro da 11.ª jornada da I Liga de futebol, acentuando a crise de resultados dos estorilistas.

Crónica: Rio Ave impõe-se na Amoreira e 'afunda' ainda mais o Estoril

O resultado do desafio começou a definir-se aos 42 minutos, quando João Novais atirou de fora da área sem dar hipóteses a Moreira, e foi sentenciado aos 86, com um desvio certeiro de Guedes na área estorilista. Com este triunfo, o Rio Ave subiu provisoriamente ao sexto lugar, com 17 pontos, enquanto o Estoril é último, com seis pontos.

As primeiras impressões podem dizer muito e este jogo foi um claro exemplo disso. Graças a um arranque forte e autoritário, o Rio Ave iniciou a partida logo sobre o seu adversário, explorando a fragilidade e a falta de confiança dos 'canarinhos', que vinham num 'calvário' de sete derrotas seguidas na Liga (nove no conjunto de todas as provas) e hoje somaram novo desaire.

Aos seis minutos, Guedes teve logo a primeira oportunidade de golo nos pés, mas Moreira opôs-se com qualidade e negou os festejos vila-condenses. Depois do ponta de lança, foi a vez de João Novais assumir o duelo com o guardião estorilista. Quase sempre de bola parada, o Rio Ave espreitava o golo e Moreira ia adiando o que se vislumbrava inevitável.

O futebol bem ligado e dinâmico da formação de Miguel Cardoso quase não deixava margem para o Estoril reagir. E, mesmo quando a equipa de Filipe Pedro se tentou libertar um pouco dos seus 'fantasmas', faltou sempre a lucidez necessária para criar perigo. O golo do Rio Ave acabou por surgir sem surpresa em cima do intervalo, com um remate a cerca de 25 metros da baliza do Estoril.

O que era uma vantagem merecida e inquestionável do Rio Ave no final da primeira parte foi alvo de uma reação aguerrida do Estoril-Praia. Com uma outra determinação e maior atrevimento, os anfitriões subiram no terreno e passaram a incomodar mais o guardião Cássio.

As alterações de Filipe Pedro, que lançou rapidamente Kyriakou e André Claro no jogo, contribuíram para reforçar essa tendência de crescimento. Porém, mesmo nas poucas vezes que o Rio Ave visou a baliza do Estoril na segunda parte, conseguiu ser mais acutilante. Moreira brilhou ao negar o segundo golo a João Novais, mas o tento iria mesmo surgir.

Depois de um período mais quezilento e com muitos protestos dos dois lados em relação à arbitragem de Vítor Ferreira, que em dez minutos mostrou os quatro cartões amarelos do encontro, o Rio Ave reencontrou-se no jogo e conseguiu gerir melhor a pressão intensa dos 'canarinhos', mais com o coração do que com a cabeça.

Assim, quando estavam decorridos 86 minutos, Guedes respondeu da melhor forma à assistência de João Novais - o melhor jogador esta noite em campo - e assinou o segundo golo dos vila-condenses, encerrando em definitivo a discussão do resultado. Depois, apesar dos nervos à flor da pele em vários jogadores, o jogo correu naturalmente para o apito final.

O Rio Ave manteve a trajetória positiva no campeonato e regressou aos triunfos, depois da derrota na ronda anterior com o Sporting. Já o Estoril prossegue a sua ?seca' na I Liga e é cada vez mais o ?lanterna vermelha', continuando sem vencer desde a terceira jornada da competição.

Programa da jornada

Sexta-feira, 3 de Novembro de 2017
V. Setúbal - Desp. Aves, 0 - 1

Sábado, 4 de Novembro de 2017
Tondela - Boavista, 3 - 2
Moreirense - Portimonense, 1 - 1
Estoril - Rio Ave, 0 - 2
FC Porto - Belenenses, 2 - 0

Domingo, 5 de Novembro de 2017
Desp. Chaves - Paços Ferreira, 4 - 2
Feirense - Marítimo, 0 - 1
V. Guimarães - Benfica, 1 - 3
Sporting - Sp. Braga, 2 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?