loading

Sporting-FC Porto: Sporting com melhor arranque em mais de 20 anos

Apesar do empate na última ronda, em Moreira de Cónegos, o Sporting está a realizar o melhor arranque na I Liga portuguesa de futebol em mais de 20 anos, ao ostentar seis vitórias e uma igualdade.

Sporting-FC Porto: Sporting com melhor arranque em mais de 20 anos

Para encontrar um registo idêntico é preciso recuar a 1994/95, época em que, sob o comando de Carlos Queiroz, os ‘leões’ também concluíram a sétima jornada com apenas um empate, repetindo, então, o registo da época anterior, com Bobby Robson ao ‘leme’.

Melhor, aconteceu no início da década de 90 do século passado, em 1990/91, época em que, liderado pelo brasileiro Marinho Peres, o Sporting venceu os primeiros 11 encontros, para ceder apenas à 12.ª jornada, em Chaves (2-2), após liderar por 2-0.

Em 1993/94, a igualdade aconteceu, como na presente temporada, à sétima ronda, então no terreno do Gil Vicente, onde Figo, Balakov, Cadete, Juskowiak, Capucho e ‘companhia’ não foram capazes de desfazer o ‘nulo’.

Na época seguinte, há 23 anos, o Sporting cedeu a igualdade em casa, perante o Boavista (2-2), à quinta ronda: o polaco Juskowiak e o moçambicano Chiquinho Conde lançaram os ‘leões’ para o triunfo, negado por um ‘bis’ de rajada do romeno Timofte.

Sob o comando de Jorge Jesus, o Sporting volta agora a apresentar um registo de seis triunfos e uma igualdade à sétima ronda, depois de, com muito sofrimento, ter mantido um registo perfeito até à sexta jornada.

Os ‘leões’ tinham ‘ameaçado’ perder o estatuto à segunda ronda, na receção ao Vitória de Setúbal, e à quinta, no recinto do Feirense, salvo em ambas as ocasiões por penáltis de Bas Dost, em Santa Maria da Feira aos 90+8 minutos.

Face ao Moreirense, a ‘corda’ acabou por ‘partir’, com o autogolo de Aberhoun a não valer mais do que um ponto, depois de Rafael Costa adiantar o conjunto de Manuel Machado.

O Sporting perdeu dois pontos e a liderança que compartilhava com o FC Porto, mas manteve a invencibilidade, que ostenta, à sétima jornada, pela quarta vez nas últimas cinco temporadas.

Com Leonardo Jardim, em 2013/14, os ‘leões’ arrancaram com cinco vitórias e dois empates, para perderem à oitava jornada, no Dragão (1-3), e, em 2014/15, com Marco Silva, passaram a sétima ronda com três vitórias e quatro empates, para caírem a nona, na visita ao Vitória de Guimarães (0-3).

Em 2015/16, na primeira época de Jorge Jesus, o Sporting chegou ao sétimo jogo com cinco triunfos e dois empates e só perdeu a invencibilidade à 14.ª ronda, na casa do União da Madeira (0-1).

A exceção foi a época passada, em que o Sporting cedeu logo à quinta jornada (1-3 em Vila do Conde, com o Rio Ave), depois de abrir a prova com quatro triunfos consecutivos.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?