loading

WTCC: Tiago Monteiro está determinado em conseguir primeiro pódio da época

O piloto português Tiago Monteiro quer subir este fim de semana ao pódio no arranque do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), que voltará a ter passagem por Vila Real, uma das 12 provas do calendário.

WTCC: Tiago Monteiro está determinado em conseguir primeiro pódio da época

“[Entrarei] Com as cautelas habituais para início de temporada, mas determinado em conseguir na primeira corrida o primeiro pódio da época. Seria excelente se conseguisse esse resultado”, disse Tiago Monteiro, citado pela sua assessoria de counicação.

O piloto português, que em nove participações na competição tem como melhor classificação o quinto lugar final obtido em 2010 e 2014, considerou que esta será uma época-chave no WTCC, depois de um longo período de testes e evoluções no Honda Civic.

“O trabalho da equipa durante o inverno foi muito bom. Temos um Honda Civic mais competitivo e adaptado à realidade do campeonato este ano”, observou

Tiago Monteiro, o único piloto português a terminar no pódio (terceiro lugar) uma corrida de Fórmula 1, em 2005, nos Estados Unidos. O piloto natural do Porto, de 39 anos, espera poder andar regularmente entre os mais rápidos e entrar na discussão do título, que nos últimos dois anos foi conquistado pelo argentino José María López, ao volante de um Citroën C-Elysée.

A Citroën colocou os seus carros nos quatro primeiros lugares do campeonato de 2015, com o pódio final a ser completado pelos franceses Yvan Muller e Sébastien Loeb, vencedor de nove títulos mundiais de ralis, que não participará na edição deste ano.

“Sinto que estamos numa boa posição e todos mais otimistas, mas só após as primeiras corridas vamos saber como estamos face aos adversários. Nós fizemos o nosso trabalho, mas não sabemos o que os outros fizeram”, assinalou Tiago Monteiro.

López e a Citroën dominaram o campeonato de forma quase incontestada nos últimos dois anos, mas Tiago Monteiro acredita que o trabalho desenvolvido pela Honda e as mudanças nos regulamentos contribuirão para reduzir a diferença para a marca francesa.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) aumentou o lastro para o carro mais rápido, mas a alteração mais substancial passa pela troca na composição da grelha de partida para as duas corridas, a segunda das quais, mais longa, foi aumentada em uma volta.

Os resultados da sessão de qualificação são invertidos até ao 10 lugar para formar a grelha da corrida de sábado – mais curta -, determinando diretamente a composição dos carros no arranque para a corrida de domingo, ao contrário do que sucedeu no ano passado.

A ‘entrada em cena’ da Volvo, que se junta à Citroën, Honda e Lada, também poderá contribuir para tornar mais equilibrada a competição, que se começa a disputar este fim de semana, no circuito de Paul Ricard, em França.

O WTCC prolonga-se por quase oito meses, até 25 de novembro, data da 12.ª e última prova do Mundial, no Qatar, estando a etapa portuguesa marcada para 25 e 26 de junho, de novo em Vila Real.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?