loading

Crónica: Chidozie e Marega marcam e confirmam FC Porto na final da Taça

Dois golos a estrear o nigeriano Chidozie e o maliano Marega no papel de marcadores serviram para o FC Porto confirmar o apuramento para a final da Taça de Portugal de futebol, hoje, frente ao Gil Vicente.

Crónica: Chidozie e Marega marcam e confirmam FC Porto na final da Taça

Diante de uma das mais fracas assistências de sempre no Estádio do Dragão (4.863 espetadores), o conjunto em modo de poupança montado por José Peseiro dispôs de várias oportunidades para alcançar um desfecho mais dilatado, mas só não o conseguiu por alguma ineficiência dos seus atacantes.

A vantagem de três golos no jogo da primeira mão e a luta pelo título no campeonato nacional, assim como algumas lesões justificaram a titularidade de jogadores menos utilizados, como Victor Garcia (equipa B) e Sérgio Oliveira, assim como a utilização do mexicano Layún adaptado ao centro da defesa.

Nandinho, por sua vez, operou uma dezena de alterações no ‘onze’ de Barcelos, mantendo apenas o ‘capitão’ Peks de início, por comparação com a partida de sábado, para a II Liga (empate a uma bola no terreno do Oriental).

A primeira parte foi uma espécie de passeio para os portistas, que marcaram cedo (11 minutos), pelo defeca central nigeriano Chidozie, de 19 anos.

Os gilistas apenas fizeram um remate à baliza, digno desse estatuto, aos 21 minutos, por Platiny, que Helton segurou sem grande dificuldade.

Um golo anulado ao avançado maliano Marega e um remate ao poste de camaronês Aboubakar, quase no intervalo, resumem os restantes acontecimentos do primeiro tempo, que registou ainda primeira alteração na equipa dos ‘dragões’, com o espanhol Bueno a render o brasileiro Evandro (42), que saiu com queixas físicas.

Nandinho ‘mexeu’ ao intervalo, trocando Toro e Peks por Sandro e João Pedro, mas o pendor ofensivo dos anfitriões manteve-se e Bueno quase aumentou a vantagem, pouco depois do reatar e assistido por Aboubakar, mas chutou para as ‘nuvens’ com a baliza deserta.

O espanhol repetiu a ‘proeza’ pouco depois, a cruzamento de José Angel, já dentro da pequena área e com o jovem Ivan, de 19 anos, de novo ‘traído’ pela incapacidade dos seus colegas em impedir que a bola se aproximasse das redes à sua guarda.

Já com André André em campo, por troca com Varela, pertenceu ao gilista Yartey a melhor ocasião de golo (65), mas o atacante ganês, depois de ter tirado da frente dois defesas, rematou por cima da baliza de Helton.

Mas Marega (80), assistido por Aboubakar, acabou com a ténue esperança dos gilistas em conseguir um desfecho positivo. Nos descontos, o camaronês ainda cabeceou à trave.

Programa da jornada

Quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2016
Gil Vicente - FC Porto, 0 - 3

Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2016
Sp. Braga - Rio Ave, 1 - 0

Quarta-feira, 2 de Março de 2016
Rio Ave - Sp. Braga, 0 - 0
FC Porto - Gil Vicente, 2 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?