loading

Atletismo: Mo Farah quer triunfar na Meia Maratona de Lisboa

O britânico Mo Farah, campeão olímpico e do mundo dos 5.000 e 10.000 metros, assumiu hoje a vontade de vencer a 25.ª edição meia maratona de Lisboa, no domingo, ambicionando melhorar o recorde na distância.

Atletismo: Mo Farah quer triunfar na Meia Maratona de Lisboa

“Estou muito entusiasmado para disputar a meia maratona de Lisboa, porque é a primeira vez que venho a Lisboa, apesar de não ser a primeira vez que venho a Portugal. Sei que a corrida é muito entusiasmante, já a vi anteriormente, incluindo quando bateram aqui o recorde do mundo”, afirmou Mo Farah, em entrevista à agência Lusa.

O atleta britânico disse recordar-se de o eritreu Zersenay Tadese ter estabelecido a melhor marca mundial na distância (58.23 minutos9 na edição de 2010 da corrida lisboeta e, sem querer comprometer-se, anunciou a vontade de “andar entre os da frente e depois ver o que acontece”, porque chegar ao recorde “depende do que acontecer na corrida”.

“Estou muito mais forte do que em Londres2012, tenho corrido meias maratonas para me preparar para a maratona, o que é completamente diferente, mas a minha forma é boa. Mostrei-o há umas semanas, quando bati o recorde do mundo das duas milhas, e isso deu-me muita confiança”, salientou Mo Farah, aludindo aos 8.03,40 minutos alcançados em Birmingham, a 21 de fevereiro.

O britânico, nascido na Somália, vai ser um dos 15.000 participantes na meia maratona, enquanto cerca de 20.000 vão participar na mini maratona, algo que o pode motivar durante os 21,0975 quilómetros, distância em que tem 60 minutos como melhor registo.

“Ter tanta gente a correr nesta famosa ponte [25 de Abril] é entusiasmante, mas, claro, quero, primeiro, fazer o meu melhor e, depois, se for possível olhar para trás e ver o pelotão”, frisou.

Apesar de estar atualmente a treinar para a maratona de Londres, a disputar a 26 de abril, Mo Farah vai voltar a apostar nas corridas de pista, tanto nos Mundiais de 2015, em Pequim, como nos Jogos Olímpicos de 2016.

“Definitivamente, vou correr em pista enquanto puder. Eu tentei a maratona e é diferente, é mais difícil, muito mais difícil, e penso que vou precisar de muito mais anos para aprender a maratona. O meu objetivo para o Rio2016 é mesmo tentar continuar na pista”, sublinhou.

Campeão olímpico dos 5.000 e 10.000 metros, em Londres2012, bicampeão do mundo dos 5.000 e detentor do título mundial dos 10.000, reconhece que disputar as duas distâncias é algo para decidir mais perto das competições.

“Só depende do meu corpo, eu não estou a ficar mais novo, por isso, tenho de olhar por mim, focar-me numa corrida e depois ver se consigo fazer a outra”, referiu.

Adepto confesso do Arsenal, que hoje visita o Mónaco, na segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, com uma desvantagem de 3-1 da primeira mão, Mo Farah reconhece que vai ser difícil para os londrinos, mas que não é impossível afastar a equipa comandada pelo português Leonardo Jardim. “Penso que vai ser muito difícil esta noite, porque perdemos 3-1 [na primeira mão], mas acho que vai ser um jogo espetacular, porque tudo pode acontecer, nunca é fácil marcar três golos no terreno adversário. Mas, há uns anos, vimos o Liverpool, na Liga dos Campeões, recuperar de um 3-0”, recordou.

Mo Farah elogiou ainda o “grande trabalho” de José Mourinho no Chelsea e considerou “incrível” o avançado Cristiano Ronaldo, admitindo que os gostava de os ver nos ‘gunners’: “seria bom vê-los na minha equipa, sim”.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?