loading

Miranda do Corvo recebe 1.300 atletas de 'trail running'

Cerca de 1.300 atletas nacionais e estrangeiros participam no sábado na quinta edição da prova de 'trail running' (atletismo de montanha) Trilhos dos Abutres, que se realiza no concelho de Miranda do Corvo, distrito de Coimbra.

Miranda do Corvo recebe 1.300 atletas de 'trail running'

"As vagas disponíveis para as provas Ultra Trilhos dos Abutres 50km/Piclima e Trilhos dos Abutres 25km/Idealmed esgotaram em oito horas, tornando-se na competição de 'trail' mais mediática em Portugal", salienta a Associação Abutrica, organizadora do evento.

O evento conta com atletas de topo a nível nacional e internacional e regista inscrições de participantes provenientes de Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia e Itália.

As provas percorrem a zona histórica da vila de Miranda do Corvo e locais de grande beleza natural (ribeiras e cascatas) da Serra da Lousã, passando pelo Parque Biológico e a aldeia de xisto do Gondramaz.

Tiago Araújo, presidente da Associação Abutrica, destaca que se trata de "uma prova única no país, devido àquelas características e conta para o circuito nacional de 'ultra trail' português, tornando-se assim numa das maiores referências nacional".

Além das duas competições, a iniciativa inclui uma caminhada com 250 participantes e um trilho para crianças e jovens, dos seis aos 16 anos, no qual estão inscritos 120 atletas juvenis, ambas a decorrer no domingo.

A quinta edição Trilhos dos Abutres assumiu também uma vertente social com a venda de dorsais solidários que permitiram angariar 1.900 euros, que foram divididos pela Casa do Gaiato e Bombeiros Voluntários de Miranda do Corvo.

O evento - no qual são esperadas cerca de 5.000 pessoas (entre participantes, expositores, repórteres, acompanhantes, entre outros) - integra ainda uma feira de material desportivo, uma tertúlia sobre ‘trail running’ e um concurso de fotografia.

Para responder ao elevado número de atletas que treina na Serra da Lousã, o município de Miranda do Corvo anunciou, em outubro, a abertura do primeiro centro de estágios nacional de ‘trail running’.

"A concretização deste centro de estágio permitirá atrair durante todo o ano praticantes de 'trail running' e BTT [bicicletas todo-o-terreno] ao concelho, aliando às características naturais ímpares para a prática destas modalidades um equipamento único a nível nacional, que proporcionará todas as condições para a preparação física dos atletas", disse à agência Lusa, na altura, o presidente da autarquia, Miguel Baptista.

O centro de estágios vai ficar instalado na Casa dos Reis, em Vila Nova, cuja freguesia ocupa uma área substancial na Serra da Lousã, numa parceria com a Associação Abutrica, os Baldios de Vila de Nova e a Junta de Freguesia local.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem será o próximo presidente FC Porto?